Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário sobre conformidade nos negócios

Divulgação

ALEXANDRE DI MICELI
É sócio-fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva e professor do mestrado da Fecap. Consultor e palestrante do IFC/Banco Mundial, foi professor da USP durante dez anos e consultor independente da OCDE. É doutor e mestre em administração de empresas pela FEA-USP, com pós-doutorados pelas universidades de Louvain (Bélgica) e Cornell (Estados Unidos).

-

Divulgação

BRUNO MAEDA
É sócio de Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados, escritório especializado em assuntos de compliance e investigações. Tem graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mestrado em direito pela London School of Economics and Political Science e em direito civil pela Faculdade de Direito da USP. É coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp).

-

Divulgação

CAIO MAGRI
Diretor-presidente do Instituto Ethos. Graduado em sociologia pela Universidade de São Paulo, foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Em 2003, integrou a assessoria especial do então presidente Lula, sob a coordenação de Oded Grajew. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de políticas públicas, tornando-se mais tarde gerente executivo de práticas empresariais e políticas públicas.

-

Divulgação

CARLOS FERNANDO DOS SANTOS LIMA
Procurador regional da República no Paraná, é membro da força-tarefa da Lava Jato. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, tem mestrado na Cornell Law School. Foi procurador da República de 1995 a 2003 e promotor do Estado de 1991 a 1995, quando foi coordenador criminal durante dois mandatos. Fez parte da força-tarefa CC5/Banestado de 2003 a 2006.

-

Divulgação

CARLOS PORTUGAL GOUVÊA
É professor de direito comercial da Universidade de São Paulo e doutor em direito pela Universidade de Harvard. É membro do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional do Ministério da Fazenda e vice-presidente da Comissão de Mercado de Capitais e Governança Corporativa da OAB-SP. Foi membro fundador da Conectas Direitos Humanos e do Instituto Sou da Paz e é sócio-fundador do escritório PGLaw.

-

Divulgação

FLÁVIO CASTRO
É sócio da FSB Comunicação, a maior agência de relações públicas/comunicação corporativa do Brasil. Escolhido como um dos profissionais de relações públicas mais influentes do mundo pela PRWeek, é formado em jornalismo, pós-graduado em relações internacionais e atua na FSB há mais de 15 anos. Trabalhou com clientes como Petrobras, Disney, GSK, Statoil, Exxon Mobil, Andrade Gutierrez, Fifa, Embratur e Techint.

-

Jorge Araujo/Folhapress

JOAQUIM BARBOSA
Presidiu o Supremo Tribunal Federal de 2012 a 2014, quando se aposentou do tribunal, e atuou como ministro do Tribunal Superior Eleitoral de 2008 a 2009. Foi relator da ação penal 470, conhecida como mensalão. Fez mestrado e doutorado em direito na Universidade de Paris e foi professor visitante no Human Rights Institute da Universidade de Columbia e na Universidade da Califórnia.

-

Divulgação

JOSÉ CARLOS MARTINS
É presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção desde 2014. Empresário e engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, foi presidente do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação do Ministério das Cidades de 2010 a 2012. Foi presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).

-

Divulgação

JOSÉ LUIZ SCHIAVONI
Jornalista com mais de 30 anos de experiência, foi o fundador da S2Publicom e é CEO da operação brasileira da Weber Shandwick. Especializado em projetos de gestão de crise e aconselhamento estratégico, liderou equipes em projetos premiados de mitigação para empresas como Petrobras, McDonalds, TIM, Gol Linhas Aéreas e BW Offshore. Participou da criação da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) e presidiu a instituição entre 2004 e 2008. Atualmente é secretário-geral da Abracom.

-

Divulgação

LUÍS INÁCIO ADAMS
É sócio das práticas de contencioso e compliance do Tauil & Chequer Advogados. Foi Advogado-Geral da União de 2009 a 2016. Atuou como procurador do Ministério da Fazenda de 1993 a 2017, como secretário-geral do contencioso do gabinete do Advogado-Geral da União (2001-2002) e como consultor jurídico e secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003-2006).

-

Divulgação

LUIZ NAVARRO
Ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). Formado em direito e pós-graduado em direito e Estado, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), é servidor de carreira do Senado Federal, no cargo de consultor legislativo. Atualmente é conselheiro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

-

Divulgação

MARCELLO D'ANGELO
Sócio da Q&A Associados, é jornalista com especialização em gestão estratégica de negócios pela FGV-SP. Nos últimos sete anos, atuou como diretor de comunicação do Grupo Camargo Corrêa. Criou a rede de rádio BandNews FM, na qual foi diretor-geral, cargo que também ocupou no jornal Gazeta Mercantil. Dirigiu as áreas de comunicação e assuntos corporativos do Grupo Telefônica no Brasil, do Walmart, da Embraer e da Cosipa/Usiminas. Foi diretor-presidente do jornal Metro no Brasil.

-

Divulgação

MARCOS FERNANDES GONÇALVES DA SILVA
É consultor da Fapesp na área de corrupção e políticas públicas, professor adjunto de economia da FGV/EAESP e colaborador da FGV Direito. Possui graduação em ciências econômicas e doutorado em economia pela USP e pós-doutorado na University of London. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) e coordenador da pós-graduação da Escola de Administração de Empresas da FGV.

-

Divulgação

MÁRIO SPINELLI
Ouvidor-Geral da Petrobras. Doutor em administração pública e governo pela FGV-SP e mestre em administração pública pela Fundação João Pinheiro (MG). É professor da pós-graduação da UFLA-ESAF e auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Foi o primeiro Controlador-Geral do município de São Paulo. Também atuou como Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais e secretário de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas da CGU.

-

Eduardo Anizelli/Folhapress

MODESTO CARVALHOSA
Doutor em direito pela Universidade de São Paulo e ex-professor de direito empresarial na mesma universidade. É consultor jurídico da Bovespa, presidente do Tribunal de Ética dos Advogados do Brasil em São Paulo, relator do projeto de Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil e membro da International Faculty for Corporate and Capital Market Law and Securities Regulation da Universidade de Filadélfia. É sócio da Modesto Carvalhosa Advogados.

-

Divulgação

OTAVIO YAZBEK
Advogado, foi escolhido como monitor externo da empreiteira Odebrecht pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Lava Jato. É membro do Comitê de Aquisições e Fusões da BM&FBOVESPA e do Conselho de Autorregulação Bancária da Febraban. Doutor em direito econômico pela USP, é professor do Programa de Educação Continuada e Especialização em Direito GVLaw. Foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (2009-2013).

-

Divulgação

PIERPAOLO BOTTINI
Professor livre docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, atua como advogado de acusados na Operação Lava Jato. Foi membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça. Mestre e doutor em direito penal pela USP, chefiou a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2005-2006) e o Departamento de Modernização da Justiça do Ministério da Justiça (2003-2004). É coordenador de direito penal econômico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

-

Divulgação

REYNALDO GOTO
É diretor da área de compliance da Siemens no Brasil. Desde 2016, é o coordenador do grupo de trabalho de anticorrupção do Pacto Global da ONU e presidente do Conselho da Alliance for Integrity. É engenheiro mecatrônico pela USP, com pós-graduações em Administração (FGV), Marketing (ESPM) e MBA internacional em Berlim. Está na Siemens desde 1997 e foi CEO da Iriel, empresa do Grupo Siemens.

-

Divulgação

ROBERTO LIVIANU
Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Não Aceito Corrupção. É promotor de Justiça em São Paulo desde 1992. Graduado e doutor em direito pela USP, com a tese Controle Penal da Corrupção (orientado por Miguel Reale Jr), atua na Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos, especialmente na proteção do patrimônio público.

-

Divulgação

ROGÉRIA GIEREMEK
É chief compliance officer do Grupo Latam Airlines. Preside a Comissão Permanente de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo e é membro da Society of Corporate Compliance and Ethics. Graduou-se em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com mestrado em direito administrativo pela PUC-SP. Atuou por 14 anos na Serasa S/A e, até 2014, era a responsável por compliance na América Latina.

-

Divulgação

VANIA BORGERTH
É superintendente de Controladoria do BNDES. Possui mestrado em administração e MBA em finanças pelo Insper e integra a delegação brasileira na Comissão dos Especialistas Mundiais em Contabilidade junto a ONU. De 2004 a 2011 ocupou o cargo de contadora-chefe do BNDES, onde também respondia pelas relações com investidores. Até 2016, atuou como assessora da presidência do BNDES para questões de transparência de mercado.


Endereço da página: