Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário sobre inovação na educação

A Folha promove nos dias 22 e 23 de novembro, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o Todos Pela Educação, o Seminário Inovação Educativa.

O seminário discutirá formas de inovar a educação brasileira em suas diferentes fases, tratando de temas como a reforma no ensino médio, a dinâmica na sala de aula, a formação de professores e a inserção da tecnologia no cotidiano dos alunos.

O evento será realizado a partir das 9h dos dias 22 e 23 de novembro (terça e quarta-feira) no teatro Tucarena, na rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Folha Eventos.

Conheça os convidados.

*

Divulgação
Américo Mattar

Américo Mattar
Engenheiro de produção graduado em comércio exterior e pós-graduado em gestão de projetos, é diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na fundação em 2012, como gerente de planejamento, finanças e jurídico, vindo da Vivo, onde passou pelas áreas de finanças, engenharia e operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial.

-

Divulgação
Anna Penido

Anna Penido
Diretora do Instituto Inspirare e jornalista, com especialização em direitos humanos pela Universidade de Columbia e em gestão social para o desenvolvimento pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue e integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Coordenou o escritório da Unicef para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard.

-

Divulgação
Cesar Callegari

Cesar Callegari
Sociólogo, é diretor da Faculdade SESI-SP de Educação, presidente do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada) e membro do Conselho Nacional de Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, diretor de Operações do SESI-SP e membro do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação. Na área científica, foi secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho da FINEP. Foi deputado estadual por dois mandatos.

-

Divulgação
Elie Ghanem

Elie Ghanem
Professor de sociologia da Faculdade de Educação da USP, coordenador do Ceunir (Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional). Autor, entre outros, do livro "Educação escolar e democracia no Brasil" (Ação Educativa/Autêntica, 2004).

-

Divulgação
Fabio Valentim

Fábio Valentim:
É arquiteto formado pela FAU-USP. Professor de projeto da Escola da Cidade desde 2003 e sócio do escritório Una Arquitetos, que se destaca pelo desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo em escala pública e institucional. Atualmente também integra a coordenação da Editora da Cidade.

-

Divulgação
Helena Singer

Helena Singer
Socióloga, doutora pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi assessora especial do ministro da Educação em 2015 e diretora da associação Cidade Escola Aprendiz. É autora de "República de crianças: sobre experiências escolares de resistência" (Mercado de Letras, 2010) e organizadora da coleção "Territórios educativos: experiências em diálogo com o bairro-escola" (Moderna, 2015).

-

Divulgação
José Moran

José Moran
Doutor em Comunicação, professor de novas tecnologias na USP e um dos fundadores da Escola do Futuro. Atualmente é professor de cursos híbridos e on-line sobre novas metodologias com tecnologias digitais. É autor do livro "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (Papirus) e do blog Educação Humanista Inovadora.

-

Divulgação
José Pacheco

José Pacheco
É mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, e especialista em música e alfabetização. Foi fundador da Escola da Ponte, membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal e coordenador do projeto Educação para Todos, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Vive desde 2007 no Brasil, onde é indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação, e colaborador voluntário no Projeto Âncora. Também é sócio diretor pedagógico da Ecohabitare, empresa que desenvolve projetos com foco na criação de comunidades sustentáveis.

-

Divulgação
Juliano Bittencourt

Juliano Bittencourt
É cientista da computação com mestrado em educação pela UFRGS e sócio fundador da Hard Fun Studios, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para aprendizagem. Atuou como pesquisador no LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos), onde fez parte de uma equipe que desenvolvia novas plataformas de aprendizagem e investigava propostas curriculares inovadoras, e como especialista em aprendizagem na ONG One Laptop per Child. Coordena equipes dos projetos Escolas Conectadas e Escola Laboratório VIDA/Viamão-RS, iniciativas da Fundação Telefônica.

-

André Brandão
Maria Alice Setubal

Maria Alice Setubal
Preside os conselhos do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal. É formada em ciências sociais, com mestrado em ciências políticas, pela USP, com doutorado em psicologia da educação pela PUC-SP. É autora do livro "Educação e sustentabilidade - princípios e valores para a formação de educadores" (Ed. Peirópolis, 2015) e colunista do site UOL Educação. Venceu o Prêmio Jabuti em 2005 com o projeto multimídia "Terra paulista - histórias, arte, costumes".

-

Divulgação
Maria Helena Guimarães

Maria Helena Guimarães de Castro
Socióloga e mestre em ciência política pela Unicamp, é professora aposentada da universidade. É secretária-executiva do Ministério da Educação e co-vice-presidente e "rapporteur" da GAL junto ao Comitê Diretivo de Educação 2030. Foi conselheira titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e diretora executiva da Fundação SEADE de São Paulo. No governo do Estado de São Paulo atuou, de 2007 a abril de 2009, como secretária de Educação. Foi também Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado.

-

Divulgação
Miguel Thompson

Miguel Thompson
É diretor executivo do Instituto Singularidades. Tem MBA em marketing de serviços pela FIA (Fundação Instituto de Administração), doutorado e mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP e graduação em ciências biológicas pela Universidade Mackenzie.

-

Divulgação
Mila Gonçalves

Mila Gonçalves
Gerente de projetos da Fundação Telefônica Vivo no Brasil, psicóloga e mestre em ciências da comunicação pela USP. Especialista em gestão e produção em EAD pela Universidad Carlos III de Madrid. Em sua trajetória na universidade, integrou a equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação da USP por 10 anos. Atuou no Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e também como docente universitária e em pós-graduação.

-

Divulgação
Mozart Ramos

Mozart Ramos
Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. É engenheiro químico pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), onde foi professor e reitor, doutor em química pela Unicamp e pós-doutor em química pela Politécnica de Milão, na Itália. Foi secretário de Educação de Pernambuco e presidiu o Consed. Foi presidente executivo do Todos Pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação.

-

Divulgação
Priscila Cruz

Priscila Cruz
É fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em Administração (FGV) e Direito (USP), mestre em Administração Pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar.

-

Divulgação
Suzana Singer

Suzana Singer
É editora responsável pelo Treinamento, Seminários e Eventos da Folha. Trabalha no jornal desde 1987, onde foi ombudsman, secretária de Redação, diretora de "Revistas", editora de "Cotidiano", entre outras funções. Estudou jornalismo e ciências sociais.

-

Divulgação
Tábata Amaral

Tábata Amaral
Graduou-se com honras máximas em governo e astrofísica no Harvard College em 2016. Sua tese sobre reformas educacionais recebeu o Prêmio Kenneth Maxwell em estudos brasileiros e o Prêmio Eric Firth para o melhor ensaio sobre tema de ideais democráticos. Vinda da periferia de São Paulo, representou o Brasil em cinco olimpíadas internacionais de ciências. É cofundadora do projeto VOA!, que prepara alunos de escolas públicas para olimpíadas científicas, e do Movimento Mapa Educação, que tem como missão que a educação seja prioridade na agenda política nacional.

-

Divulgação
Thuane Nogueira

Thuane Nogueira
Vice-Diretora da Emef Presidente Campos Salles (escola pública democrática, em Heliópolis - SP), especialista em gestão escolar pela Universidade Cidade de São Paulo e em educação inovadora pelo Instituto Singularidades.


Endereço da página:

Links no texto: