Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do debate sobre renovação da matriz energética

A Folha e o Greenpeace realizam, no próximo dia 23, um debate sobre a renovação da matriz energética brasileira.

Conheça os participantes.

*

Divulgação
Tasso Azevedo

Tasso Azevedo
É coordenador do Sistema de Estimativas de Gases de Efeito Estufa do Brasil (Seeg), ligado ao Observatório do Clima. Engenheiro florestal formado pela USP, tem especialização em auditoria e políticas públicas. Tasso foi fundador e diretor-geral do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e secretário-geral da Comissão Nacional de Florestas. Entre 2006 e 2009, foi o primeiro diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. É conselheiro em sustentabilidade de empresas e organizações como o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), Programa Empresas pelo Clima e Rainforest Alliance.

-

Divulgação
Ildo Sauer

Ildo Sauer
É docente da Universidade de São Paulo (USP) desde 1991 e professor titular do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), onde atualmente é vice-diretor, tendo sido diretor até 2015. É também professor visitante da Duke University (EUA). De 2003 a 2007, foi membro da diretoria executiva da Petrobras, responsável pela área de Gás e Energia, incluindo as atividades relativas ao gás natural, energia elétrica e energia renovável. É PhD em engenharia nuclear pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT - EUA) e mestre em engenharia nuclear e planejamento energético pela Coppe-UFRJ. Graduou-se em engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tornou-se livre-docente e professor titular em energia pela USP.

-

Divulgação
Elbia Gannoum

Elbia Gannoum
Presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Economista, é doutora em engenharia de produção e mestre em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi membro da diretoria da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), economista-chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), coordenadora de política institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), assessora na Aneel e professora da Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em regulação e mercados de energia elétrica, tendo produção acadêmica nessa área desde 1998.

-

Divulgação
Amilcar Guerreiro

Amilcar Guerreiro
É diretor de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Engenheiro de produção pela UFRJ, com pós-graduação em planejamento energético (Coppe-UFRJ) e engenharia econômica (UERJ). Foi secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia e coordenador brasileiro do Grupo de Energia do Mercosul. Também foi gerente-executivo do Procel, programa de conservação de energia elétrica, durante o racionamento (2001-2002). Exerceu diversos cargos de gerência em Furnas, onde ingressou em 1978, e na Eletrobras. Atuou como professor convidado em cursos de MBA da FGV e do Ibmec e como professor de pós-graduação em engenharia econômica da Universidade Veiga de Almeida (1996-2000).


Endereço da página: