Os produtos devem ser desenvolvidos já pensando na sua reciclagem, defenderam especialistas em debate no Fórum Economia Limpa, na manhã desta terça (21). O evento é promovido pela Folha em parceria com a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade).
Idealmente, essa preocupação deveria começar desde a concepção do produto, o que aumentaria o volume de reciclagem.
"Se quisermos um crescimento da reciclagem, temos que falar menos dela e mais de design e performance dos produtos", afirma Beatriz Luz, fundadora da Exchange4Change Brasil, organização voltada a promover a economia circular –ou seja, o modelo econômico que prevê o reaproveitamento de materiais para que retornem ao ciclo produtivo.
"Não tem planeta para o crescimento esperado para os próximos anos, e a reciclagem não vai dar conta disso", afirma Mario Monzoni, coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-SP. Segundo ele, falta rever o consumo em si, que cresce em taxa significativa, sobretudo nos países desenvolvidos.
Mateus Mendonça, sócio-diretor da Giral Viveiro de Projetos, afirma que não basta reduzir o uso dos recursos se eles não puderem ser reutilizados na ponta da cadeia. Ele cita como exemplo as embalagens flexíveis, que reduzem em 90% o plástico de sua constituição, mas não são recicladas devido à mistura de materiais.
Para ele, iniciativas inovadoras em reciclagem, no Brasil, enfrentam problemas de infraestrutura e logística. Como exemplo, menciona as fábricas de reciclagem de vidro, que estão todas concentradas na costa brasileira. Segundo Mendonça, é preciso descentralizar esse serviço, pois o valor do material não paga o custo de transporte até a fábrica.
Para enfrentar os desafios que a realidade brasileira impõe, é preciso haver circulação de conhecimento, afirma o consultor. "Ficamos na ideia de abocanhar o mercado antes do outro, quando antes deveria ser feita a troca de experiência e informação".
O Fórum Economia Limpa, que reuniu 20 dos maiores especialistas no assunto no país, foi patrocinado pela Novelis.