Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do Fórum Economia Limpa

Nos dias 20 e 21 de junho (segunda e terça-feira), a Folha realiza o Fórum Economia Limpa, que busca discutir como entidades privadas e públicas podem agir para incentivar a sustentabilidade no país.

Conheça os participantes do seminário.

*

Divulgação
Ana Maria Nusdeo

Ana Maria Nusdeo

Professora de direito ambiental da Faculdade de Direito da USP, onde também é presidente da Comissão de Cultura e Extensão. Autora da obra "Pagamento por Serviços Ambientais: Sustentabilidade e Disciplina Jurídica", da editora Atlas, que foi vencedora do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Direito. É diretora do Instituto o Direito por um Planeta Verde.

-

Divulgação

Beatriz Luz

Idealizadora e líder do Exchange4Change Brasil, plataforma global de troca de conhecimento que visa impulsionar a economia circular no Brasil. Engenheira química pela UFRJ com mestrado em gestão ambiental pela Surrey University, Inglaterra, onde trabalhou por dez anos com setores governamental e privado. Trouxe o OSCE Days para o Brasil, fundou o Núcleo de Pesquisa em Economia Circular da UFRJ e é colaboradora do programa holandês Circular Hotspot.

-

Marcelo Justo/Folhapress

Carlos Ayres Britto

Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 a 2012 e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, de 2008 a 2010. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe, fez mestrado em direito do Estado e doutorado em direito constitucional, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, professor dos cursos de mestrado e doutorado do UniCEUB, presidente do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC), presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB, consultor jurídico e advogado.

-

Divulgação
Carlos Medeiros

Carlos Medeiros

Presidente da Rexam Beverage Can South America, empresa que atua na área de embalagens de alumínio. É membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Foi vice-presidente da MEMC/SunEdison, da área de energia solar fotovoltaica. Antes, construiu carreira internacional na indústria de vidros NSG, onde ocupou as posições de vice-presidente comercial mundial da divisão de Produtos para Arquitetura, presidente da Divisão Automotiva da Ásia, e a de presidente para a América do Sul. É engenheiro mecânico aeronáutico graduado pelo ITA, com especialização nas universidades de Stanford e Cranfield.

-

Divulgação

Carlos Ohde

Lidera, desde 2012, o centro de Inovação em Sustentabilidade para Eletroeletrônicos Sinctronics. É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná com pós graduação em gestão de negócios. Antes, atuou como vice-presidente global de Operações na Spring Wireless, foi gerente de Engenharia da T-Systems do Brasil e sócio-fundador da Ohde Engenharia.

-

Divulgação

Emiliano Graziano

É gerente de Sustentabilidade da Basf para a América do Sul. Antes, atuou na Fundação Espaço Eco, organização sem fins lucrativos instituída pela Basf em parceria com a GIZ (agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável). É graduado em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em marketing pela Fundação Getúlio Vargas/Universidade de Ohio e MBA em gestão de negócios e projetos pela FIA-USP. É consultor em órgãos internacionais como FAO-ONU, Unesco e o Programa da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Também é consultor especialista do Sebrae para a área de agronegócio.

-

Divulgação
Gustavo Pimentel

Gustavo Pimentel

Gustavo Pimentel é diretor da Sitawi Finanças do Bem, organização que mobiliza capital para impacto socioambiental. Foi eleito o melhor analista socioambiental para investidores na pesquisa global Extel IRRI 2015. Possui 12 anos de experiência assessorando instituições financeiras públicas e privadas a incorporar questões socioambientais na estratégia, gestão, análise de riscos e avaliação de investimentos. Foi sócio da Dinamus Consultoria, gerente de programas da ONG Amigos da Terra e representante do BankTrack no Brasil. É economista pela UFRJ e tem MBA pela IE Business School.

-

Bruno Poletti/Folhapress

Ives Gandra Martins

Advogado, professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, FMU e da Magistratura do Tribunal Regional Federal. Professor honorário das universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e da PUC-Paraná, e catedrático da Universidade do Minho (Portugal). Presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP; fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária (CEU) do Instituto Internacional de Ciências Sociais.

-

Divulgação
José Sarney Filho

José Sarney Filho

Desde maio, é ministro do Meio Ambiente, cargo que já havia ocupado de 1999 a 2002. Elegeu-se deputado estadual no Maranhão aos 21 anos e em seguida, foi eleito deputado federal. Estava em sua 9ª legislatura na Câmara quando foi nomeado ministro. Durante a Constituinte de 1988, coordenou o Grupo Parlamentar para Estudos da População e foi um dos autores dos dispositivos que tratam de planejamento familiar e de meio ambiente. Foi autor da proposta que criou a Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados, da qual foi presidente por duas vezes. Em 1997, liderou a criação da Frente Parlamentar Ambientalista, que também presidiu.

-

Divulgação

Malu Nunes

É diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção da Natureza e gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário. Ingressou na Fundação em 1991, tornando-se gerente em 2000 e diretora-executiva em 2006. É engenheira florestal pela Universidade Federal do Paraná, especialista em manejo de áreas protegidas pela Colorado State University (EUA) e mestre em ciências florestais com ênfase em conservação da natureza pela UFPR.

-

Divulgação
Marcelo Soares

Marcelo Soares

É presidente da Tecsis, empresa brasileira que é uma das líderes globais na produção de pás eólicas. Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ), o executivo já ocupou os cargos de CEO da GE Energy para a América Latina e da GE Celma, centro especializado em manutenção de turbinas. A Tecsis, há 21 anos em atividade, atende os mercados da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

-

Divulgação
Maria Helena Zucchi Calado

Maria Helena Zucchi Calado

É gerente de sustentabilidade do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), congregando as áreas de projetos, comunicação e educação. Engenheira química formada pela Escola Politécnica da USP, com especialização em administração industrial e MBA em gestão de negócios. Tem 27 anos de atuação profissional em empresas como Procter & Gamble, Natura e Grupo Votorantim.

-

Divulgação

Mario Monzoni

Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces), onde é professor. Doutor em administração pública e governo, mestre em finanças públicas e bacharel em administração de empresas pela FGV-EAESP. Mestre em administração de política econômica pela School of International and Public Affairs da Columbia University (EUA). Foi coordenador do Projeto Eco-Finanças, da ONG Amigos da Terra. Tem passagem pelo Departamento de Pesquisa do Banco Mundial e pela coordenação financeira do Consórcio Gerenciador do Projeto de Despoluição do Rio Tietê.

-

Arquivo Pessoal

Mateus Mendonça

É sócio-diretor da Giral Viveiro de Projetos. Especialista em inovação e sustentabilidade e consultor em gestão de projetos socioambientais para empresas como Natura, Ambev, Braskem e Via Varejo. Desenvolveu a Escola Livre de Reciclagem Inclusiva e, em 2015, foi indicado como um dos dez jovens inovadores do Brasil pela MIT Technology Review. É secretário-executivo da Rede de Progresso Social no Brasil e finalista do prêmio Index Design to Improve Life na Dinamarca com o empreendimento New Hope Ecotech ao lado de Google, Tesla e Duolingo.

-

Divulgação

Milton Rego

É presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e conselheiro da Fiesp. Engenheiro mecânico, economista e bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em gestão pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou na Case New Holland Industrial (CNHI), onde foi diretor de Comunicações e de Relações Externas. Foi vice-presidente da Anfavea e da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

-

Divulgação

Roberto Rocha

Membro da equipe de articulação nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Coordena a Rede Cata Sampa, fundou e é diretor da Cruma (Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente) e é representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Esteve à frente das mobilizações que permitiram a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Congresso e sua regulamentação.

-

Divulgação
Sérgio Leitão

Sergio Leitão

Advogado, diretor do Instituto Escolhas, "think tank" dedicado ao estudo dos impactos ambientais, sociais e econômicos dos projetos de desenvolvimento. Atuou por dez anos no Greenpeace no Brasil, onde ocupou os cargos de diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas. Foi também assessor para temas sociais e ambientais do Ministério da Justiça, advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI) e diretor-executivo do Instituto Socioambiental (ISA).

-

Divulgação
Suzana Kahn

Suzana Kahn

Professora da Coppe-UFRJ e coordenadora do Fundo Verde da universidade. Presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Graduada em engenharia mecânica, mestre em programa de planejamento energético e doutora em engenharia industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultora do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil. Foi subsecretária de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2013, e trabalhou no governo federal como secretária nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, entre 2008 e 2010.

-

Divulgação

Valentin Escamilla

É presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa) desde o ano de 2010. É empresário do segmento de mercado do comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicas, tendo iniciado no ramo em 1972.

-

Divulgação
Victor Bicca Neto

Victor Bicca Neto

Advogado formado pela Universidade de Brasília, com especialização em Assuntos Legislativos pela Universidade de Georgetown. Em 2011, assumiu a área de Governo, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Coca-Cola, responsável pela Copa do Mundo da FIFA 2014. Em 2015, assumiu a diretoria de Governo e Alianças Estratégicas da Coca-Cola Brasil. Desde 2010, é presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), onde liderou discussões para a aprovação daPolítica Nacional de Resíduos Sólidos e do Acordo Setorial de Embalagens.e do Acordo Setorial de Embalagens.


Endereço da página: