Folha de S. Paulo


Fórum discute novos tratamentos e caminhos para combater o câncer

A Folha realiza nos dias 29 e 30 de março (terça e quarta-feira) o Fórum O Futuro do Combate ao Câncer, que discutirá a maneira como a luta contra a doença é empreendida no Brasil e quais são os caminhos para avançar. O evento terá patrocínio dos laboratórios MSD e Bristol-Myers Squibb.

O seminário acontecerá no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo), das 8h30 às 13h30. Os ingressos são gratuitos e as vagas, limitadas. As inscrições abrem no domingo, 13.

Cada dia do seminário será composto por quatro mesas de debate e uma palestra de abertura. No primeiro dia, a apresentação ficará por conta de Paulo Hoff, diretor-geral do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira; no segundo, o palestrante de abertura será o oncologista Drauzio Varella, que também é colunista da Folha.

Entre os temas abordados durante o encontro, estarão a pesquisa de novas drogas e tratamentos, a interdisciplinariedade do atendimento, a detecção e prevenção de câncer, orçamentos hospitalares para a oncologia e a importância da comunicação entre médico e paciente.

Haverá também mesas específicas para temas relevantes na discussão atual do combate ao câncer, como a imuno-oncologia e o caso das pílulas de fosfoetanolamina da USP.

Entre os confirmados, estão Marco Antonio Zago, reitor da USP; Ademar Lopes, vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center; Antonio Carlos Buzaid, chefe do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa; Henrique Prata, diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos; e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que desde 2011 luta contra um câncer no cérebro.

CÂNCER EM PAUTA

O evento acontece em uma conjuntura em que as discussões sobre câncer estão em pauta no Brasil e no mundo. A comunidade científica enxerga o momento atual como promissor para pesquisas sobre a doença.

A impressão é de que foi alcançado um ponto culminante no cenário global, em que mais de um século de pesquisa médica está sendo compilado para produzir resultados efetivos. A grande aposta do momento está nas imunoterapias.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em seu último Discurso do Estado da União que se esforçará para combater a doença. Segundo ele, no ano passado foram gastos com pesquisas oncológicas os maiores recursos em uma década, visando a tornar os EUA "o país que cura o câncer de uma vez por todas".

No Brasil, a cura do câncer entrou em discussão no último ano por causa da polêmica em torno das pílulas de fosfoetanolamina da USP, que supostamente teriam efeitos no combate de tumores e tiveram sua distribuição obrigada por determinação judicial mesmo sem passar por todas as fases de pesquisa clínica.

O fórum terá cobertura multimídia pelo site da Folha e também em um caderno especial, que circulará no dia 1º de abril.

FÓRUM O FUTURO DO COMBATE AO CÂNCER
INSCRIÇÕES: 0800 777 0360 ou seminariosfolha@grupofolha.com.br
QUANDO: 29 e 30 de março
HORÁRIO: 8h30 às 13h30
VAGAS: limitadas
ONDE: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo)


Endereço da página: