Folha de S. Paulo


Excesso de controle estatal prejudica o Brasil, diz ex-presidente da Embraer

Veja vídeo

O excesso de controle governamental sobre a iniciativa privada afeta o desenvolvimento de empresas e o aumento da produtividade no Brasil. A afirmação foi feita por Ozires Silva, presidente do Conselho de Administração da Anima Educação e Reitor do Centro Universitário Unimonte.

De acordo com ele, o trabalho conjunto entre indústria e Estado pode ser benéfico. "Temos que colocar todos os vetores positivos somando para fazer um vetor resultante e ganhar no mercado internacional...A junção de poder público com o setor privado, quando bem feita, faz com que os produtos brasileiros ganhem espaço lá fora", disse, citando o caso da Embraer, empresa que ajudou a fundar, em 1969.

"Recentemente tivemos um debate inútil sobre a terceirização. Terceirização a companhia deve resolver por si só, não precisa de regra governamental. E isso [regulamentação excessiva] está se intensificando, é esse o perigo que eu vejo", disse Silva.

As afirmações foram feitas durante o "Fórum Digitalização: Soluções para um Brasil mais competitivo", que a Folha promove nesta segunda-feira (28), no Tucarena, em São Paulo.

FUTURO DIGITAL
Soluções e tendências tecnológicas
Big Data

Para Silva, o aumento da produtividade no país passa por estimular a iniciativa privada a empreender, o que ainda depende da atualização de leis, e de um aceno do setor público à tecnologia.

"Empreender no Brasil é uma dificuldade, não existe segurança jurídica. Estamos condicionados a esperar que a iniciativa venha do governo e que o governo paute isso...É preciso construir um sistema que possa apoiar start-ups, e um instrumento para isso, claramente, é a educação", afirmou.

Além de Silva, participaram do debate acerca dos ganhos de produtividade na indústria do futuro o fundador da Nutrimental e presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp, Rodrigo Rocha Loures, e o diretor de Tecnologia da Informação da Ambev, Sergio Vezza.

Durante sua participação, Loures afirmou que a falta de organização entre os setores da sociedade afeta a produtividade no país. "O que limita o aproveitamento das nossas capacidades é a forma de como está organizado o governo, a empresa, a universidade, por exemplo", disse.

"Nós temos que rediscutir as nossas organizações. Fundamentalmente, é isso o que tem que acontecer. Nós temos que multiplicar por cinco a produtividade no país."

Segundo Vezza, a tecnologia não precisa ser complexa para alterar as formas de produção nas empresas. A Ambev, afirmou, estimula os funcionários a utilizar medidas tecnológicas simples para melhorar os processos de produção.

"Usamos a tecnologia para resolver um problema crítico. Nós não estimulamos as pessoas a buscar coisas complexas, mas, sim, a mudar os processos. A remuneração das pessoas está muito atrelada a metas, desempenho. E hoje, todas as pessoas têm espaço para trazer algo inovador", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: