Folha de S. Paulo


Conheça os participantes do fórum que discute o desmatamento no Brasil

Veja abaixo quem são os palestrantes e debatedores do fórum que discute propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

O seminário acontece nas próximas segunda (21) e terça-feira (22), em São Paulo, no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h20.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 777 0360 ou pelo endereço de e-mail seminariosfolha@grupofolha.com.br.

*

Espen Waehle/Divulgação

Adriana Ramos

Atua no ISA (Instituto Socioambiental) desde 1995, onde atualmente coordena o programa de política e direito socioambiental. Coordena o grupo de trabalho de florestas do FBOMS (Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), é membro da direção executiva da Abong (Associação Brasileira de ONGs) e representante da sociedade civil no COFA (Comitê Orientador do Fundo Amazônia).

-

Divulgação

Almir Narayamoga Suruí

Coordenador-geral da Associação Metareilá do povo indígena Suruí e representante titular indígena para a região norte da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista).

-

Divulgação

André Meloni Nassar

Formado em engenharia agronômica pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado e doutorado pela mesma universidade. É secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e presidente do conselho de administração da Emprapa. Foi o idealizador do Blum (Modelo de Uso da Terra para Agropecuária Brasileira), ferramenta que permitiu ao etanol de cana-de-açúcar brasileiro ser aceito como combustível renovável pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Foi membro do comitê de coordenação do Bioen/Fapesp e integra o Grupo de Análise de Conjuntura do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

-

Divulgação

Bernard Appy

Formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo), ocupou cargos de direção no Ministério da Fazenda, tendo sido secretário-executivo de política econômica e de reformas econômico-fiscais. Neste período foi presidente do conselho de administração do Banco do Brasil. Foi sócio e diretor da LCA Consultores e diretor da BM&F Bovesp. Atualmente, é diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um "think tank" independente que tem como objetivo contribuir para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país.

-

Divulgação

Carlos Rittl

É administrador, formado pela FGV-SP (Fundação Getulio Vargas), e mestre e doutor em biologia tropical e recursos naturais pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). Em 2013, assumiu a secretaria executiva do Observatório do Clima, rede brasileira composta por mais de 30 organizações não governamentais e movimentos sociais do país. Liderou a campanha de clima do Greenpeace no Brasil e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. Participou das negociações multilaterais na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

-

Divulgação

Eduardo Viola

Professor titular do instituto de relações internacionais da UnB (Universidade de Brasília), tem doutorado em ciência política pela USP (Universidade de São Paulo). Foi professor visitante das universidades de Stanford, Colorado, Notre Dame e Amsterdam.

-

Divulgação

Everton Lucero

Diplomata de carreira, é chefe da divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores. Serviu nas embaixadas do Brasil em Cingapura, Viena e Washington. Foi assessor do secretário de Imprensa, assessor do chefe da divisão de Meio Ambiente, subchefe da divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis e chefe da divisão de Ciência e Tecnologia. Serviu no Ministério da Ciência e Tecnologia, onde foi chefe da assessoria de assuntos internacionais.

-

Divulgação

Francisco Oliveira

Biólogo formado pela USP (Universidade de São Paulo) e com mestrado pela mesma instituição, é, atualmente, diretor do departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente. Em 2002 ingressou no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como analista ambiental, trabalhando na diretoria de Proteção como coordenador de Zoneamento e Monitoramento Ambiental e diretor substituto, onde participou da concepção e implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento. Recentemente concluiu outro mestrado em liderança para conservação pela Universidade de Cambridge (Reino Unido).

-

Divulgação

Henrique Lian

Superintendente-executivo de Políticas Públicas e Relações Externas do WWF- Brasil, é doutor em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em história pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), bacharel em direito pela PUC-Camp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), com especialização em gestão de negócios. Foi diretor-executivo do Instituto Ethos, gerente executivo de sustentabilidade e responsabilidade corporativa do Grupo CPFL Energia, diretor de cultura de Campinas (SP) e gerente do Teatro Municipal de São Paulo.

-

Lalo de Almeida/Folhapress

Laurent Micol

Formado em administração em Paris e mestre em geografia pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), é coordenador-executivo do ICV (Instituto Centro de Vida).

-

Divulgação

Manuel Amaral

Engenheiro agrônomo, mestre em agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, é coordenador-geral do escritório regional do IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) em Belém (PA) e presidente do conselho diretor do FSC-Brasil (Forest Stewardship Council). É co-autor de 16 livros e mais de 30 artigos científicos e técnicos nas áreas de conservação e manejo florestal comunitário e familiar.

-

Divulgação

Márcio Nappo

É diretor de sustentabilidade da JBS Brasil desde de 2012. Economista, possui experiência profissional nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, com conhecimento sobre o desenvolvimento e gestão de estratégias de sustentabilidade corporativa, cadeias de fornecimento sustentáveis, certificação socioambiental de agro commodities e avaliação de risco sobre questões socioambientais. É graduado em economia pela USP (Universidade de São Paulo) e tem mestrado em economia pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

-

André Telles/Divulgação

Maria Lúcia Falcón

É presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Tem graduação em agronomia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), mestrado em economia pela mesma instituição e doutorado em sociologia pela UnB (Universidade de Brasília). É professora associada da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Foi assessora da presidência do BNDES, secretária de Planejamento de Aracaju, secretária de Planejamento de Sergipe, secretária de Desenvolvimento Urbano de Sergipe e secretária nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos, do Ministério do Planejamento.

-

Divulgação

Raimundo Deusdará Filho

É diretor-geral do SFB (Serviço Florestal Brasileiro). Atua há mais de 30 anos no setor público, nas áreas de floresta e de meio ambiente. No Ministério do Meio Ambiente, foi secretário de Desenvolvimento Integrado, secretário-executivo do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e diretor do PNF (Programa Nacional de Florestas) e do departamento de gestão estratégica. Foi diretor de fomento e Inclusão florestal do Serviço Florestal Brasileiro. É formado em engenharia florestal e agronomia pela Universidade de Brasília.

-

Divulgação

Raoni Rajão

Professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e coordenador do laboratório de gestão de serviços ambientais. É doutor em ciências sociais pela Universidade de Lancaster (Inglaterra). Se dedica ao estudo da relação entre tecnologia, ciência e governança ambiental, com ênfase nas políticas sobre mudança do clima, controle do desmatamento e pagamento por serviços ambientais. Possui trabalhos nos principais periódicos internacionais da área, com destaque ao artigo publicado na Science em 2014 em co-autoria com o professor Britaldo Soares Filho, que avalia a revisão do Código Florestal.

-

Divulgação

Roberto Waack

Fundador e presidente do conselho administrativo da Amata S. A. É membro de conselhos das organizações GRI (Global Reporting Initiative), Instituto Ethos, IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), WWF Brasil, ISE Bovespa, entre outras. Foi presidente do conselho Internacional do FSC (Forest Stewardship Council), CEO da Amata S. A. e da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas, como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. Biólogo, tem mestrado em administração de empresas pela USP (Universidade de São Paulo). É conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

-

Divulgação

Rodrigo Lima

É diretor-geral da Agroicone. Tem experiência em comércio internacional, em barreiras não-tarifárias e em desenvolvimento sustentável. Acompanha as negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudanças do Clima, do Protocolo de Kyoto, da Convenção sobre Diversidade Biológica, do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e do Protocolo de Nagoya. Advogado, é mestre em direito Internacional pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e doutorando em direito das relações econômicas internacionais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

-

Divulgação

Simão Jatene

É governador do Estado do Pará. Tem graduação em economia pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e mestrado em economia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Durante os anos em que se dedicou à vida acadêmica, trabalhou principalmente com os temas desenvolvimento regional e desenvolvimento amazônico. É co-autor do livro "A Meia-Vida da Criança na Amazônia", um estudo de como vivem as populações pobres, crianças e adolescente na Amazônia brasileira. Também foi titular das pastas de Planejamento e de Produção do governo do Estado do Pará e integrou a equipe que formou o Ministério da Reforma Agrária.

-

Divulgação

Thales Belo

É secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade), do Pará.

-

Divulgação

Thelma Krug

É pesquisadora-sênior do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e preside a força tarefa em inventários nacionais de gases de efeito estufa do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima). Tem doutorado em estatística espacial pela Universidade de Sheffield (Inglaterra). Foi secretária nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, e secretária-adjunta de Políticas e Programas em Ciência e Tecnologia, do hoje Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Apoia o Ministério de Relações Exteriores nas negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, com foco em uso da terra, mudança do uso da terra e florestas.

-

Divulgação

Valmir Ortega

É sócio da consultoria Geoplus, pela qual atua como consultor em meio ambiente e políticas públicas. Foi diretor de ecossistemas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), secretário do Meio Ambiente do Pará e diretor-sênior de política da Conservação Internacional do Brasil. É geógrafo formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).


Endereço da página: