Folha de S. Paulo


Acompanhe os vídeos do segundo dia do Fórum de Sustentabilidade

1ª palestra

A ex-senadora Marina Silva, atual candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos (PSB), disse, na manhã desta terça-feira (3), que a prioridade na agenda ambiental de seu eventual governo deve ser mudar o modelo de desenvolvimento econômico do país para que isso possa ser aliado à sustentabilidade do meio ambiente.

"Mas isso não é mágica. É um objetivo que tem que estar presente em todos os setores do governo. Não é tarefa de um partido. É corrida de quatro por quatro. Quem pegar bastão tem de fazer sua parte", avaliou.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

2ª palestra

A hidroeletricidade ainda é a melhor opção energética, do ponto de vista ambiental e econômico, para o Brasil defenderam os convidados do segundo painel desta terça-feira no Fórum de Sustentabilidade –terceiro seminário da série promovida pela Folha.

As alternativas energéticas limpas foram abordadas por Jerson Kelman, ex-presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da ANA (Agência Nacional das Águas); Márcio Zimmerman, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia; e Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

3ª palestra

Esqueça tudo o que falaram sobre efeito estufa e aquecimento global, para o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pesquisador do Inpe, Luis Carlos Baldicero Molion, nada disso existe.

"Não existem mudanças climáticas atualmente, o homem não controla, absolutamente o clima global. Na verdade, vai haver um ligeiro esfriamento global nos próximos 15 anos", declarou Molion na manhã desta terça-feira (3), no segundo e último dia do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela Folha.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

4ª palestra

A burocracia ambiental brasileira não é ruim apenas para empresários que precisam de autorizações de órgãos do governo para levar em frente seus empreendimentos. A complexa gestão da matéria no país atrapalha até mesmo o setor ambiental.

A avaliação é de André Ferretti, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

5ª palestra

Criar produtos melhores, cobrar comprometimento público com coleta seletiva e redução do consumo são as principais medidas para incentivar a reciclagem do lixo, segundo Carlos Henrique Oliveira. Oliveira é arquiteto e consultor do Instituto Pólis e foi o palestrante do quinto painel do Fórum Sustentabilidade no segundo dia do evento.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

6ª palestra

Para Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Desenvolvimento do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), a adaptação é a palavra-chave para evitar maiores tragédias em decorrência do clima.

O climatologista fez a última palestra do Fórum de Sustentabilidade.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Encerramento

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: