Folha de S. Paulo


53% dos paulistanos querem mais leis de proteção ambiental, diz Datafolha

A questão ambiental não é um problema imediato para os paulistanos, mas se torna uma preocupação quando é detalhada.

Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pelo Datafolha "Percepção do paulistano sobre questões ambientais".

Os resultados foram apresentados durante Fórum Sustentabilidade, na manhã desta segunda-feira (2).

"Quando perguntado qual é o principal problema do país, a questão ambiental não aparece. Porém, a partir do momento em que é apresentada, é algo que preocupa muito. Pode até não estar na lembrança, mas preocupa", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do instituto de pesquisas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de maio, na cidade de São Paulo.

Para os paulistanos (32% dos entrevistados), o principal problema ambiental do Brasil é a poluição. Na sequência, vem a destruição das florestas, que apareceu em 19% das respostas.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

A necessidade de preservar os recursos naturais foi uma opinião recorrente entre os entrevistados, tanto no que diz respeito a medidas governamentais como em mudanças de costumes.

A maioria dos paulistanos (53%) acredita que o país precisa de mais leis de proteção ao meio ambiente e aceitaria pagar mais pela conta de luz (69%) por uma energia mais limpa.

Sobre reciclagem, 63% dos entrevistados disseram que separam o lixo em casa, embora não exista coleta seletiva nos endereços de 64% dos moradores da cidade de São Paulo.

Os resultados completos da pesquisa serão publicados pela Folha na próxima quinta-feira (5), em um caderno especial sobre sustentabilidade.


Endereço da página:

Links no texto: