Folha de S. Paulo


Grupo promove dia de conscientização sobre riscos do rio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco vai aproveitar a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, para chamar atenção para o risco de desaparecimento do rio que atravessa o sertão nordestino.

Na próxima terça-feira (3), o grupo planeja criar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, com ações nos cinco estados abastecidos pela bacia do São Francisco.

Batizado de "Eu viro carranca para defender o Velho Chico", o evento terá cortejo de barcos, caminhadas, plantios de mudas e palestras sobre conscientização para o bom uso das águas.

A expectativa da organização é que cerca de 15 mil pessoas participem das ações nos cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe).

"Na verdade, já se comemora a data em que ele foi descoberto, em 4 de outubro, dia do santo que dá nome ao rio. Nós queríamos fazer um dia nacional de defesa. Não um dia de protestos, mas um dia de grito, para dizer que o São Francisco está morrendo, passando por enormes dificuldades", diz Maciel Oliveira, secretário-geral do comitê.

Leonardo Wen/Folhapress-19.mai.2007
Pescadores passam perto da Gruta do Talhado, que fica no Rio São Francisco
Pescadores passam perto da Gruta do Talhado, que fica no Rio São Francisco

Oliveira alerta para o desabastecimento de água que já acontece em algumas regiões da bacia hidrográfica, devido ao armazenamento de água para os reservatórios de usinas hidrelétricas.

"Há prejuízos para toda a população, não só para quem bebe a água, mas para pescadores e agricultores. Ninguém paga essa conta", afirma.

A respeito da transposição do rio, Oliveira diz que o comitê "entende que, de fato, vai acontecer. Brigamos contra ela por muitos anos, vai criar muitos problemas, mas vai acontecer". Agora, conta, a prioridade do grupo é ser incluído na gestão do novo Conselho Gestor da Revitalização.

"[Para que o rio tenha água de qualidade], precisamos começar pelos afluentes. Nós do comitê estamos revitalizando e recuperando diversas nascentes, são 46 projetos hidroambientais que o comitê já está realizando, com áreas de preservação permanentes e barragens para recuperação das águas nas nascentes", diz Maciel Oliveira.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco foi fundado por decreto presidencial em 2001 e é constituído por representantes do poder público, da sociedade civil e da população que vive na região.


Endereço da página: