Folha de S. Paulo


Evento com participação de FHC discute as construções sustentáveis

A 5ª edição da Greenbuilding Brasil, conferência que discute a sustentabilidade aplicada à construção, ocorre entre os dias 4 e 7 de agosto em São Paulo.

O evento deste ano contará com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que irá abordar as projeções para o futuro do desenvolvimento social, político e econômico voltados às construções sustentáveis.

Também serão discutidos temas como o gerenciamento de sustentabilidade em edifícios históricos; códigos, normas e selos verdes para edifícios sustentáveis; gestão do uso da água como ferramenta para redução da pegada hídrica; edificações sustentáveis e sua operação; dentre outros.

Os organizadores esperam receber cerca de 10 mil visitantes no evento, que terá a participação de 1.600 congressistas e 120 empresas expositoras do setor.

Além de encontros e congressos, a conferência irá promover cursos de capacitação profissional e eventos educativos sobre o processo de construção sustentável.

Paralelamente à conferência, ocorrerá o Congresso Mundial do World Green Building Council, que reúne líderes globais ligados ao desenvolvimento de construções sustentáveis.

Divulgação
Projeto da firma Tegnestuen Vandkusten em Copenhague, exemplo de arquitetura verde
Projeto da firma Tegnestuen Vandkusten em Copenhague, exemplo de arquitetura verde

BRASIL EM FOCO

De acordo com o GBC (Green Building Council) Brasil, organização que concede a certificação LEED no país, o Brasil ocupa atualmente a quarta posição no ranking mundial de edificações registradas na certificação Leed (Excelência em Design Ambiental e de Energia, na sigla em inglês), atrás de Estados Unidos, China e Emirados Árabes – o selo está presente em 143 países.

O Leed é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, para incentivar a transformação da indústria da construção desde as fases de projetos, a obra e a operação das edificações, com foco na sustentabilidade.

Segundo o pelo GBC Brasil, até o terceiro trimestre de 2014 o Brasil contabiliza 873 edificações registradas. Desse total, 158 já receberam a certificação.

Para um imóvel receber a certificação, é necessário cumprir pré-requisitos e sugestões de práticas de "green building", que são creditados ao projeto quando conseguem atingir as recomendações estabelecidas.

No mundo, dos 59.212 edifícios registrados até agora, 21.500 já receberam certificação, representando cerca de 10,2 bilhões de m² construídos.

O GBC estima que, dependendo das características do projeto, pode haver uma redução no consumo de 40% de água e 30% de energia elétrica.

5ª GREENBUILDING BRASIL
QUANDO: 5 a 7 de agosto de 2014
(exposição das 10h às 20h; congresso das 9h às 19h)
ONDE Transamérica Expo Center (av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo) - mais informações no site do evento


Endereço da página:

Links no texto: