Folha de S. Paulo


Projeto dá desconto em conta de luz para quem recicla lixo em SP

Paulistanos e moradores de Barueri (Grande São Paulo) podem trocar material reciclável por desconto na conta de luz. A iniciativa vale para clientes da concessionária AES Eletropaulo, que instalou sete pontos de coleta –seis na capital e um na cidade da região metropolitana.

Para participar, o cliente precisa estar com a situação regularizada com a empresa. Depois disso, basta procurar algum dos pontos de coleta e apresentar alguma fatura, com o número de usuário, para se cadastrar.

"O cliente recebe uma espécie de cartão de crédito e não precisa mais levar a conta. Quando ele levar o resíduo [até o ponto de coleta], o material é pesado e avaliado de acordo com uma tabela de preço, que respeita os valores de mercado", explica Paulo Camillo, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Brasil.

O preço indicado após a pesagem é descontado integralmente da tarifa de luz –se o valor superar as contas em aberto, o usuário pode acumulá-lo para os meses seguintes. "Temos casos de pessoas que já zeraram a conta", diz Camillo.

Divulgação
Ponto de coleta da AES Eletropaulo
Ponto de coleta da AES Eletropaulo

O projeto começou em 2013, na unidade gaúcha da concessionária. Até agora, somados os resultados de São Paulo e Rio Grande do Sul, R$ 129 mil já foram descontados nas contas de 5.087 usuários cadastrados, que coletaram cerca de 2.700 toneladas de resíduos recicláveis, diz a AES.

O vice-presidente explica que quem não mora nos bairros onde estão instalados os pontos de coleta também pode participar. Segundo ele, também é possível trocar o resíduo e doar o valor para alguma instituição filantrópica. "Só é preciso saber o nome do favorecido para transferir o crédito", afirma.

VEJA ONDE TROCAR O MATERIAL

Em São Paulo

Ponto Águia de Haia - av. Águia de Haia, 2.636, Parque Paineiras, São Paulo, SP. Ter. a sex.: 10h às 13h. Sáb.: 14h às 17h.

Ponto Guaianases - estrad Dom João Nery, 4.031, Guaianases, São Paulo, SP. Ter. a sex: 10h às 13h. Sáb.: 14h às 17h.

Ponto Heliópolis - r. Coronel Silva Castro, 202, Heliópolis, São Paulo, SP. Seg. a sex.: 9h às 16h.

Ponto São João Clímaco - r. São João Clímaco (esq. com a r. Luís Abodanza), São João Clímaco, São Paulo, SP. Ter. e qui.: 9h às 16h. Sáb.: 9h às 12h30.

Ponto Vila Guacuri - r. Joaquim Forzano, 50, Eldorado, São Paulo, SP. Seg. a sex.: 9h às 16h. Sáb.: 9h às 12h30

Ponto Jardim Patente - av. Patente, 193 (dentro do Condomínio Habitacional São Caetano), Jardim Patente, São Paulo, SP. Seg., qua. e sex.: 9h às 16h. Acesso exclusivo para os moradores do condomínio.

Em Barueri

Av. Marginal Direita, s/n, Jardim Paulista, Barueri, SP. Seg. a sex.: 9h às 16h.


Endereço da página: