Folha de S. Paulo


Governo busca diminuir impacto ambiental da Copa com ações sustentáveis

Em cerimônia no Ministério do Turismo, o governo federal se comprometeu a trabalhar de maneira sustentável durante a Copa do Mundo no Brasil para que o evento cause o menor impacto ambiental possível.

"A preocupação do governo, desde o primeiro momento, foi ter um conjunto de iniciativas que não ficassem restritas ao evento", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no evento que ocorreu na noite da última terça-feira (27) . "O legado da Copa será pela primeira vez ter um evento global, com as arenas certificadas intencionalmente".

Na fala, ela se refere a uma das diretrizes do plano, que prevê que todos os estádios recebam o selo da Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), utilizado em 143 países para incentivar edificações sustentáveis.

No Brasil, apenas as arenas Castelão, em Fortaleza, e Fonte Nova, em Salvador, ganharam a certificação. As arenas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco já entraram com processo para garantir o certificado e o prometido é que o consigam até o final do ano.

Além da ministra do Meio Ambiente, o evento contou com as presenças dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, do Turismo, Vinicius Nobre Lages, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e a diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Denise Hamú.

PASSAPORTE VERDE

Na lista de ações está a campanha Passaporte Verde, que irá incentivar turistas que passarem pelo Brasil a conhecer o país de uma maneira diferente, com passeios responsáveis e workshops.

No site da campanha é possível, por exemplo, acessar dicas de como arrumar a mala.

Sob o lema "Eu cuido do meu destino", a campanha busca incentivar os estabelecimentos brasileiros a adotarem ações sustentáveis.

"O patrimônio natural é um dos principais atrativos do Brasil. Então, esta é uma oportunidade muito grande de projetar essa megadiversidade e a oferta turística que nós temos", disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Outras iniciativas do governo também foram apresentadas, como a gestão de resíduos e reciclagem, que contemplou seis cidades-sede com R$ 2,3 milhões para a contratação de cooperativas de catadores para a coleta seletiva ao redor dos estádios e nas festas oficiais.

A campanha Brasil Orgânico e Sustentável abastecerá dez das doze cidades-sede com quiosques de comercialização de produtos orgânicos ou da agricultura familiar e também oferecerá aos 18 mil voluntários da Copa lanches com alimentos orgânicos, enquanto a Compensação e Mitigação das Emissões incentivará as empresas a doarem créditos de carbono para a compensação das emissões geradas pela realização do Mundial.


Endereço da página:

Links no texto: