Folha de S. Paulo


Instituto Butantan tem programação especial ao ar livre e exposições

Até o próximo domingo (1), o Instituto Butantan promove a Semana do Meio Ambiente. Quem visitar o centro de pesquisas biomédicas irá encontrar exposições sobre a unidade e oficinas gratuitas ao ar livre.

Em sua terceira edição, a semana foi pensada para atrair o público, além da comunidade acadêmica. "Queremos conscientizar as pessoas sobre a questão ambiental e estimular o relaxamento com contato com a natureza", diz Neuzeti Santos, responsável pelo departamento de gestão ambiental do instituto e coordenadora do evento.

Na programação, duas mostras de fotografia contam a história do instituto e mostram o trabalho dos pesquisadores em imagens feitas durante a pesquisa na natureza. O destaque, porém, fica para a exposição "Arte e ciência", da artista plástica –e médica aposentada– Anita Colli. Realizada no Museu de Microbiologia, é a única atividade paga do evento.

O ingresso, que custa de R$ 2,50 (meia-entrada) a R$ 6, dá ao visitante o direito de acessar as dependências dos três museus do Butantan.

"Ela [Anita] criou esculturas a partir do material reciclável de laboratório, como tubos de ensaio e vidrinhos que são usados para colocar reagentes. Ficou bem lúdico e interessante. Teve gente que se gostou tanto e quis comprar", diz Neuzeti. A gestora do Butantan conta que o "foco não é comercializar as obras", mas quem se interessar em levar algum dos trabalhos para casa, pode conversar com a equipe da unidade.

Divulgação
Macaranã-pequena, um dos pássaros que poderão ser observados no passeio que acontece no Butantan
Macaranã-pequena, um dos pássaros que poderão ser observados no passeio que acontece no Butantan

AO AR LIVRE

Além das mostras, a programação também conta com oficinas abertas ao público, com inscrições antes das atividades.

Nesta quinta-feira (29), das 14h as 17h, haverá uma palestra sobre a fauna do Butantan, seguida por uma caminhada pelo instituto para ver de perto as árvores plantadas há mais de um século no terreno que hoje faz parte da Cidade Universitária, na zona oeste da capital. "Temos um cedro centenário, que é patrimônio do Município de São Paulo", comenta a gestora do centro de pesquisas.

Na sexta-feira, outra caminhada acontece mais cedo, das 7h30 às 9h, e mostra a arquitetura do prédio construído em 1901.

A procura pelas atividades ao ar livre surpreendeu Neuzeti. A mais procurada - e esgotada - foi a oficina ornitológica "Passarinhando no Butantan", inédita no instituto, que acontece no sábado e no domingo.

Entre os inscritos, conta a gestora do instituto, figuraram famílias inteiras, pais interessados em levar os filhos apaixonados por pássaros e um sobrinho cujo tio "tem pássaros presos em casa e ele quere saber porque que o tio não solta".

"Até agora, recebemos 93 pedidos de inscrição, mas, para este final de semana, só consigo garantir o passeio para os 50 primeiros inscritos", afirma. O Butantan organizou uma lista de espera e manterá os interessados avisados por e-mail.

Diante da procura pela "passarinhada", Neuzeti conta que o Instituto passou a considerar a hipótese de transformar o passeio em atividade regular. "Vamos aproveitar a oficina de observação de aves para ajudar as pessoas a buscar outras formas de se divertir", explica.

No primeiro dia da oficina, os inscritos aprenderão princípios básicos de fotografia e observação de aves na natureza. No domingo, é hora de colocar a teoria em prática. Acompanhados pelo ornitólogo Luciano Lima, com sorte, os inscritos poderão identificar algumas das 150 espécies de aves cujo habitat é o Instituto Butantan. A entidade fornecerá binóculos para a atividade, mas quem quiser fotografar precisará levar o equipamento de casa.

Instituto Butantan - av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2627-9300. Até dom. (1): 9h às 16h30. Grátis. (inscrições pelo e-mail sema@butantan.gov.br)

Divulgação
Saí-azul, um dos pássaros que poderão ser vistos no passeio
Saí-azul, um dos pássaros que poderão ser vistos no passeio

Endereço da página: