Folha de S. Paulo


Brasileiros poderão verificar qualificação de instituições de saúde

Clientes de planos de saúde agora podem conferir a qualificação dos profissionais e estabelecimentos que utilizam.

Desde a última sexta-feira (21), uma resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determina que ícones sobre a qualidade dos serviços sejam adicionados ao lado do nome na instituição ou dos profissionais, sejam nos sites ou mesmo em catálogos impressos das empresas.

"Este é um grande ganho para o consumidor, que tem uma maior possibilidade de escolha", afirma o diretor-interino de desenvolvimento setorial e de fiscalização da ANS, Bruno Sobral.

Uma das informações que devem ficar visíveis ao consumidor é o de "acreditação" dos hospitais e clínicas, processo em que os estabelecimentos passam voluntariamente para se adequarem a normas nacionais ou internacionais de excelência.

Já os médicos e outros profissionais da área podem, por exemplo, receber um "R", de "profissional com residência". Estes passaram por uma pós-graduação assistida em certa especialidade, reconhecida pelo MEC.

Todos as redes de plano de saúde devem cumprir essas determinações. Caso não o façam, serão multadas em R$ 35 mil por caso. São os prestadores de serviço que devem pedir que as qualificações sejam acrescentadas no site ou catálogos.

Para que fique claro para os consumidores, as operadoras são obrigadas a colocar uma legenda, respeitando o tamanho determinado pela ANS.

A atualização dos catálogos impressos e sites deve ser feita a cada 12 meses.

Em 2013, o número de pessoas com plano de saúde subiu 2,1%, totalizando 47,9 milhões de beneficiários, segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.


Endereço da página: