Folha de S. Paulo


Modernização do SUS é o principal desafio da saúde, diz ministro

Na abertura do Fórum a Saúde do Brasil, realizado na manhã desta quarta-feira (26) em São Paulo, o ministro Arthur Chioro (Saúde) enumerou os desafios da área no país.

Logo no início da fala, o ministro lembrou o aniversário de 25 anos do SUS (Sistema Único de Saúde), que ocorreu em outubro passado. "O SUS tem sido fundamental para promover a solidariedade, a justiça social e a inclusão no Brasil", destacou Chioro. Segundo ele, no ano passado, houve 1,5 bilhão de consultas médicas e 12,8 milhões de internações pelo sistema no Brasil.

Veja todos os vídeos do Fórum a Saúde do Brasil

"Meu sonho é que o SUS legal cada vez mais se aproxime do SUS real, aquele que pessoa fazer os brasileiros dizer: 'Estou satisfeito'."

Entre os desafios citados estão a necessidade de investimentos na atenção básica, a importância da gestão e da indústria farmacêutica, a questão do envelhecimento da população, dos transtornos mentais e da violência e a garantia dos cuidados integrais à população.

"Os cidadãos devem ser acompanhados de forma continuada por uma equipe de médicos, dentistas, que conheçam o paciente", afirmou Chioro. "Ainda não conseguimos fazer o que outros países fazem que é planejar a gestão de trabalho em saúde com até 25 anos de antecedência."

Para o ministro, o ponto mais importante é a modernização do SUS. "Temos a necessidade de uma reforma do estado adequada à gestão dos serviços de saúde, é um tema decisivo para que a gente possa avançar."

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

MAIS MÉDICOS

"Temos problemas muito sérios e desafios maiores ainda, um deles é a percepção da população de que ela não está satisfeita com a saúde, nem pública nem privada, e essa percepção não pode ser desconsiderada", disse o ministro. Segundo ele, o programa Mais Médicos ajuda a mudar essa percepção dos brasileiros.

O ministro aproveitou para elogiar a presidente Dilma Rousseff (PT). "Demoramos muito tempo para priorizar a atenção básica no nosso país. Hoje temos 100 milhões de pessoas atendidas por 34 mil equipes de atenção básica, graças a uma exitosa e ousada decisão da presidenta Dilma que foi a criação do Mais Médicos", disse ele.

Daniel Guimarães/Folhapress
Arthur Chioro, ministro da Saúde, durante o Fórum a Saúde do Brasil
Arthur Chioro, ministro da Saúde, durante o Fórum a Saúde do Brasil

Endereço da página:

Links no texto: