Folha de S. Paulo


Veja quem são os participantes dos dois dias de evento

Alexandre Kalache

Raimundo Pacco/Folhapress

Médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em saúde pública pela universidade de Londres, foi chefe do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde entre 1995 e 2008. Foi acadêmico nas universidades de Londres e Oxford. Atualmente é presidente do Centro Internacional da Longevidade, vinculado ao Cepe (Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento).

-

Antônio Britto Filho

Rodrigo Capote/Folhapress

Presidente-executivo da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Britto já foi presidente da Azaleia e membro do conselho administrativo da Claro. Jornalista com carreira em veículos de comunicação como Zero Hora e TV Globo, foi porta-voz do presidente eleito Tancredo Neves e autor do comunicado oficial da sua morte. Entrou para a política em 1986 e participou da elaboração da Constituição de 1988 como deputado federal. Antes de deixar a vida pública e atuar no mercado corporativo, foi ainda ministro da Previdência Social entre 1992 e 1993, no governo Itamar Franco, e governador do Rio Grande do Sul entre 1995 e 1998.

-

Arlindo de Almeida

Divulgação/Abramge

Médico, pediatra, cirurgião infantil, é formado pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. É membro do Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares, membro titular da Câmara de Saúde Suplementar e diretor institucional da HapVida Assistência Médica. É o atual presidente da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo).

-

Arthur Chioro

Leonardo Soares/Folhapress

Atual ministro da Saúde, Chioro é médico sanitarista com doutorado em saúde coletiva pela Unifesp, tendo desempenhado as funções de professor universitário e pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde. Participou da gestão do Ministério da Saúde entre 2003 e 2005 como diretor do Departamento de Atenção Especializada, coordenando projetos como a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foi secretário de Saúde de São Vicente (SP) de 1989 a 1993 e, em 2009, assumiu a Secretaria de Saúde do Município de São Bernardo do Campo (SP). Foi duas vezes presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, a última em 2013.

-

Cláudia Collucci

Lucas Lima/Folhapress

É repórter especial e colunista da Folha, especializada na área da saúde. Mestre em história da ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduanda em gestão de saúde pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, foi bolsista da universidade de Michigan, em 2010, e da universidade de Georgetown, em 2011, onde pesquisou sobre conflitos de interesse e o impacto das novas tecnologias em saúde. Escreveu "Quero Ser Mãe" (Palavra Mágica), que conta histórias de mulheres que engravidaram ou tentaram engravidar com o auxílio da medicina. Também é autora de "Por Que a Gravidez Não Vem?" (Atheneu) e coautora de 'Experimentos e Experimentações'.

-

Claudio Lottenberg

Zanone Fraissat/Folhapress

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp em 1984, Claudio Lottenberg é mestre e doutor em oftalmologia pela mesma instituição. É o atual presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, responsável pela gestão de um dos principais hospitais brasileiros, e tem mandato até 2016.

-

David Uip

Zanone Fraissat/Folhapress

Secretário de Estado da Saúde de São Paulo desde setembro de 2013, o médico infectologista David Uip é conhecido por seu trabalho na luta contra a Aids no Brasil e como responsável pelo tratamento de políticos como a presidente Dilma Rousseff. Ele se formou em medicina em 1975 pela Fundação Universitária do ABC, na Grande São Paulo. Fez mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP, na qual também é livre-docente. Entre 2003 e 2008, foi diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo. Faz parte do quadro de profissionais do Hospital Sírio-Libanês e é professor titular da Faculdade de Medicina do ABC.

-

Dirceu Barbano

Marcelo Camargo/Folhapress

Formado em Ciências Farmacêuticas pela PUC-Campinas e especialista em biofarmacognosia pela USP, Barbano iniciou a carreira como professor. Foi conselheiro do Conselho Federal de Farmácia e diretor do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, do qual foi presidente. Em 2005, como diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, contribuiu para a expansão do Programa Farmácia Popular do Brasil. Foi Secretário Municipal de Saúde de São Carlos (SP) e, em 2008, foi nomeado para exercer o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, função que exerce até hoje.

-

Drauzio Varella

Marlene Bergamo/Folhapress

Médico cancerologista, Varella dirigiu por 20 anos o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer. Formado pela Universidade de São Paulo, foi um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em presídios. Durante 13 anos, atuou como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, e escreveu sobre o período no livro "Estação Carandiru" (Companhia das Letras), vencedor do prêmio Jabuti. Também é autor de "Nas Ruas do Brás" (Companhia das Letras), "Macacos" (Publifolha), "Cabeça do Cachorro" (TerraBrasil) e "Carcereiros" (Companhia das Letras) –este último narra episódios do cotidiano dos funcionários na Casa de Detenção.

-

Eudes de Freitas Aquino

Leticia Moreira/Folhapress

É mestre e doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP). Possui pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada em Saúde e MBA em Gestão de Serviços de Saúde, ambos pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). Foi presidente da Unimed Piracicaba entre 1992 e 1997. Em 2009, assumiu a presidência da Unimed do Brasil. No período, também passou a responder pela vice-presidência da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (IHCO, na sigla em inglês).

-

Gilberto Luiz do Amaral

Marcelo Min/Folhapress

Exerce as funções de advogado tributarista, contador, consultor e professor de pós-graduação e de aperfeiçoamento em direito, gestão e planejamento tributário. Preside o Instituto de Governança Tributária e o Conselho Superior do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), além de coordenar os estudos deste órgão.

-

Gonzalo Vecina Neto

Maria do Carmo/Folhapress

Médico, possui mestrado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e é professor da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi diretor presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entre 1999 e 2003 e secretário municipal de Saúde de São Paulo (2003-2004). Atualmente, é superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês.

-

João Massud Filho

Divulgação

Graduado em biomedicina, ciências biológicas e medicina pela USP, foi médico residente no Hospital das Clínicas (1975-77). Possui 38 anos de experiência na indústria farmacêutica, atuando como executivo-médico de empresas. Atua como professor no ensino superior desde 1972 e é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica.

-

Luiz Tenório de Oliveira Lima

Divulgação

Secretário-geral da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, o médico psiquiatra e psicanalista é também professor do Instituto de Psicanálise da entidade, onde leciona cursos sobre a psicanálise de Sigmund Freud e Melanie Klein. Formado pela Universidade Federal da Bahia, foi professor da USP e atendeu no Hospital das Clínicas entre 1969 e 1980. Trabalhou também no serviço de psicologia do Hospital do Servidor Público Estadual, de São Paulo, entre 1969 e 1982, quando passou a se dedicar ao atendimento clínico. É autor do livro "Folha Explica: Freud" (Publifolha).

-

Mário Scheffer

Divulgação

Scheffer é professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Possui mestrado e doutorado em ciências e concluiu dois programas de pós-doutorado na USP e na Santa Casa de São Paulo. Além disso, ele é especialista em saúde pública pela Unicamp e graduado em comunicação social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo sido membro titular do Conselho Nacional de Saúde e da Comisão Nacional de Ética em Pesquisa. Dentre os seus trabalhos está o estudo "Demografia Médica no Brasil".

-

Mauro Paulino

Alessandro Shinoda/Folhapress

Com formação em ciências sociais pela USP, Paulino dedica-se há mais de 30 anos a pesquisas de opinião pública e mercado. No Datafolha, coordena a realização de pesquisas eleitorais desde 1988, sendo o atual diretor-geral do instituto. É membro do Conselho Orientador do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp e do Conselho de Opinião Pública da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.

-

Miguel Srougi

Avener Prado/Folhapress

Professor titular de urologia da USP, Srougi é pós-graduado em urologia pela Universidade Harvard e livre-docente pela USP. Professor da Unifesp entre 1996 e 2005, ajudou a levantar recursos na iniciativa privada para a abertura de unidades de urologia na própria Unifesp e, anos mais tarde, no Hospital das Clínicas da USP. Arrecadou doações para a abertura, em 2013, da ala infantil e feminina de urologia do HC. Também é presidente do conselho do Instituto Criança é Vida, que atua em regiões periféricas orientando as famílias sobre a prevenção de doenças na infância.

-

Mozart Sales

Alan Marques/Folhapress

Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do governo federal desde fevereiro de 2012. É médico, natural de Fortaleza (CE), formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. Foi presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes, secretário-geral da Associação Nacional de Médicos Residentes e secretário-geral do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Foi também vereador do Recife pelo PT.

-

Rodrigo Affonseca Bressan

Divulgação

Psiquiatra e professor e coordenador do Programa de Esquizofrenia da Unifesp, Bressan é formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é mestre e doutor pela Unifesp e doutor também pelo King's College, de Londres. Fez pós-doutorado na Unifesp, onde montou o Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas para aplicar o estudo da neurociência às doenças mentais. Ele coordena também o projeto Cuca Legal, ligado à Unifesp, que capacita professores de escolas públicas e privadas para lidar com questões relativas à saúde mental.

-

Walter Cintra Júnior

Divulgação

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, é diretor-executivo do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da USP. Também é professor convidado dos cursos de planejamento e gestão de serviços de saúde da FGV e membro do centro de estudos FGV Saúde.


Endereço da página: