Folha de S. Paulo


Descubra qual a melhor opção entre ventilador e ar-condicionado para o verão em SP

Se você fica com um friozinho na barriga só de pensar no calorão que vem por aí, já pode começar a pesar prós e contras entre ter um ventilador ou um ar-condicionado em casa.

Os primeiros são de longe a opção mais barata e sustentável. O consumo médio mensal do aparelho é cerca de dez vezes menor. Exemplo: para refrescar uma sala durante quatro horas diárias, um ar-condicionado do tipo "split" demanda em torno de 71 kWh por mês. Um ventilador de teto consumiria cerca de 8,76 kWh.

Quem não se contenta com aquele ventinho e está disposto a pagar o preço tem um bom argumento: em cidades muito poluídas, caso de São Paulo, o ar-condicionado pode deixar o ambiente mais saudável. "O filtro do aparelho remove boa parte [das impurezas] e deixa o ar mais limpo", diz Eduardo Meyer, pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mas atenção: só vale se a manutenção dos filtros estiver em dia. "Ou pode espalhar fungos no ambiente."

Outra ressalva: o sistema de refrigeração retira a umidade do ambiente, o que resseca as mucosas e diminui as defesas do organismo.

Editoria de Arte/Folhapress

Bebês, idosos e alérgicos são os que mais se ressentem com o ar seco e frio. A alergista Ariana Yang, do Hospital das Clínicas, recomenda que se evite mudanças bruscas de temperatura e o uso contínuo. "Há agora aparelhos com umidificadores que são uma opção mais interessante."

O ventilador também traz problemas. "A pessoa deixa o ventilador guardado e só o retira nesta época do ano. Precisa limpar as pás, retirar poeira acumulada e estar atenta à limpeza do ambiente, para evitar a circulação de impurezas", diz Ariana.

Ah: cautela para quem tem pets, principalmente filhotes. Ronaldo Lucas, coordenador do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, alerta para acidentes com a grade do ventilador. "Tem que ser bem fechadinha. Eles são curiosos e podem se machucar."

No caso do ar-condicionado, providencie uma forma para o animal deixar o local, como uma portinhola. "Há até quem durma de cobertor no verão. O bicho não tem essa opção."


Endereço da página: