Folha de S. Paulo


Celebridades registram a malhação em sites e redes sociais e engordam o cofrinho

Todos os dias, mais de 446 mil pessoas acompanham a ida da designer Gabriela Pugliesi, 28, à academia. É seu "reality show fitness" em ação: pelo Instagram, o séquito fica a par de como foi seu treino, quais marcas das roupas de ginástica usa (tops e shortinhos são os preferidos) e o que comeu no almoço (saladinha com peixe ou frango grelhado).

Gabi não dá dicas de treinamento e alimentação a troco de nada: ganha de patrocinadores para escrever muitos posts, mesmo sem ter formação na área. "Tenho o respaldo de nutricionistas e personal trainers."

Ela seguiu os passos da mineira Bella Falconi, 28, pioneira em transformar a malhação em fonte de renda. Há dois anos, Bella deixou o trabalho num banco nos EUA, onde mora. Hoje usa o corpo saradíssimo para promover suas sete lojas de suplementos, vitaminas e cosméticos entre os mais de 600 mil seguidores.

Erika Rossi, instrutora da Bodytech, pede cautela antes de mirar em ideais. "Cada corpo é um corpo. O que funciona pra um não necessariamente funciona para o outro."

-

O 'REALITY FITNESS' DE GABI
446 mil seguidores no @gabrielapugliesi

Em janeiro, Gabriela Pugliesi, 28, inaugurou o blog "Tips4Life" ("dicas para a vida"), bem geração saúde.

Como ninguém é só de puxar ferro, viu "uma oportunidade de ganhar dinheiro". As marcas que elogiava a procuravam para anúncios. "Mas só falo do que realmente acredito", diz.

Saiu do emprego numa loja on-line para dedicar-se integralmente ao projeto. É porta-voz do programa de emagrecimento de um spa, assinou uma coleção para marca esportiva e lançou uma linha de congelados: kits de R$ 70 (com "comidinhas do bem", como cubos de tapioca) a R$ 380 (inclui penne com linhaça dourada).

Gabi conta que foi uma criança acima do peso --era chamada de "gorda, baleia, saco de areia" na escola. Hoje, "ama" se alimentar bem.

Na internet, propaga truques como o "chocolatinho que salva na TPM". Há, sim: só 50 calorias.

-

A EX-VJ FISICULTURISTA
90 mil seguidores no @penelope_nova

O sonho da apresentadora Penélope Nova, 40, era ir de top para a academia. Mas sentia falta de uma barriga sarada. "A que eu tinha parecia uma boia. Nunca ia morrer afogada."

Há dez anos vem esculpindo o abdômen tanquinho. Aboliu o consumo de leite e derivados e segue treino rigoroso. "Muita gente quer transformar esse desejo em futilidade, mas acredito em autoestima fortalecida. A consequência disso é saúde."

E haja disciplina. No casamento dos amigos Marcelo Adnet e Dani Calabresa, ela se contentou em cheirar o bolo. Matou a fome com a marmita da bolsa (atum com brócolis).

Em 2011, fissurada no assunto, entrou para a faculdade de educação física. Em janeiro, criou o blog "Acredita, Bonita!", com anúncios e patrocínio. Uma máxima sua: "Não adianta sonhar em ter o corpo de outra pessoa. Busque ser você melhorado".

-

A BAIANA QUE SECOU
153 mil seguidores no @carolmagalhaes1

Vira e mexe a magreza da modelo baiana Carol Magalhães, 34, vira assunto nos sites de celebridades e nas redes sociais, num tom não propriamente elogioso --como o seguidor que a aconselha: come um x-bacon!

Ela jura que não liga para as críticas. "Me sinto bem assim."

Com 1,67 m e 49 kg, Carol diz que está só dois quilos mais magra do que quando era "cheinha". "Deixei de comer coisas gordurosas. Aí dei uma secada." O objetivo, garante, não era emagrecer. "Perdi meu pai muito cedo [o deputado Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998, após infarto]. Tenho essa preocupação."

Os treinos na academia ou na aula de balé fitness duram uma hora. "Mais que isso, já passa a ser noia."

Um dos dilemas dos seus 150 mil seguidores no Instagram é saber como se conquista uma barriga chapada como a sua. "É complicado falar, mas às vezes é um pouco de genética."

Em seu blog, Carol fala sobre moda, viagens e fitness. Com os leitores, vieram os patrocinadores, que a pagam para indicar suco, iogurte, barra de cereal... Engorda a conta bancária.

-

O APRESENTADOR SARADO
796 mil seguidores em @marcosmion + @teamtreta

"Não nasci com o corpo dos meus sonhos e tô indo atrás! Quem vai tb??" O convite está no perfil do Instagram criado há um mês por Marcos Mion, 34, só para falar de fitness: o TeamTetra. Mais de 54 mil pessoas aderiram. São mais 742 mil fãs no perfil pessoal do apresentador.

Para o ex-franzino Mion, a transformação pra valer começou há um ano. Com ajuda de seu "team" de profissionais, ele mudou a forma de comer e malhar. "Treino desde os 20, mas não encarava como estilo de vida. Bebia um vinho, comia pizza..."

Hoje, a dieta é de poucas concessões --molha o sushi uma vez por semana (e olhe lá) com shoyu, em geral evitado pelo alto teor de sódio.

Espiando o Instagram de Bella Falconi, se deu conta de que ele também poderia virar um fisiculturista. "Vi que não era algo exclusivo para aqueles caras gigantes e que poderia passar longe dos anabolizantes."

Em breve, o TeamTreta, já associado a uma marca de suplementos, vai batizar uma linha de produtos.


Endereço da página:

Links no texto: