Folha de S. Paulo


UTI para gatos tem casinhas em formato de felinos e laser na parede para distração

Arranhadores, bolinhas, argolas, pontos móveis de laser na parede e gaiolas em formato de gatos. Esse é o cenário da nova UTI do hospital veterinário Sena Madureira (zona sul), inaugurada no fim de outubro, voltada exclusivamente para os bichanos.

O objetivo do hospital é acompanhar uma tendência em São Paulo. "Como a cidade está com apartamentos cada vez menores e os habitantes estão com cada vez menos tempo, aumentou a população de gatos, já que são animais independentes e de pequeno porte. Isso acontece tanto aqui quanto em outros lugares, como Nova York", explica o doutor Mário Marcondes, diretor clínico do hospital.

No último ano, cresceu 20% o número de felinos internados no hospital, o que fez a instituição adquirir alguns equipamentos específicos. Um exemplo é a caixa de areia sanitária, feita com material que não absorve a urina e, com uma pipeta, o profissional coleta o material. Como alguns animais precisam de exames constantes, não é necessário que os furem com sondas.

Entre os problemas comuns aos felinos está a obstrução urinária, traumas causados por quedas, diabetes e doenças cardíacas. "Problemas de velhice, como insuficiência renal, ficaram mais constantes recentemente, já que os gatos estão vivendo mais", completa.

Divulgação
Gaiola com casa em forma de gato na UTI para felinos no hospital veterinário Sena Madureira
Gaiola com casa em forma de gato na UTI para felinos no hospital veterinário Sena Madureira

Endereço da página: