Folha de S. Paulo


Veja esculturas espalhadas por SP para mostrar às crianças

Além da Mônica Parade, que espalhará estátuas da personagem pelas ruas de São Paulo a partir de sexta (8), confira outras obras de arte pela cidade para mostrar às crianças.

*

PARQUE BURLE MARX
O lago possui a instalação "Descanso na Sala", de José Spaniol, que traz mesas e cadeiras presas de cabeça pra baixo. O reflexo na água permite ver os móveis em sua posição normal. A área verde tem também um painel trabalhado com relevos e um gramado que imita um tabuleiro de xadrez. As crianças maiores podem se aventurar em trilhas no meio das árvores, remanescentes da mata atlântica, em trajetos que variam de 350 a 1.050 metros de extensão.
Informe-se sobre o local

*

JARDIM DE ESCULTURAS NO PARQUE IBIRAPUERA
Na área de grama entre o MAM (Museu de Arte Moderna), a Oca e o prédio da Bienal estão espalhadas 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros. Obras como "Árvore", de Cléber Machado, "Aranha", de Emanoel Araújo, e "Sectiones Mundi", de Denise Milan e Ary Peres, que lembra um labirinto circular, estão no local. No próximo domingo (10), às 11h, a equipe do MAM realiza brincadeiras no Jardim de Esculturas.
Informe-se sobre o local

*

MÔNICA PARADE
A partir de sexta (8), 50 estátuas da Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, serão espalhadas por São Paulo. Cada uma delas terá 1,6 m de altura e será decorada por um artista diferente, a exemplo da Cow Parade, que trouxe coloridas vacas para as calçadas alguns anos atrás. Anita Kaufmann, Crânio, Fido Nesti e Rui Amaral são alguns dos participantes. As criações serão expostas em pontos turísticos da metrópole, como a avenida Paulista e o parque Ibirapuera, e também em locais fora do centro, como a praça Sílvio Romero (zona leste) e o Sesc Interlagos (zona sul). Os parques da Aclimação, do Povo e da Independência também receberão uma Mônica. A exposição, que faz parte da celebração dos 50 anos da dentuça, ficará nas ruas durante um mês.

Av. Paulista, alt. do nº 901, 1.294, 1,500, 2.073 e 2.277, centro, São Paulo, SP. Seg. a dom.: 24 horas. Início: 8/11. Até 8/12. Livre. GRÁTIS. E outros endereços.

*

OBRAS DE TOMIE OHTAKE
Trabalhos da artista, que completou 100 anos em 2013, podem ser encontrados em vários pontos da cidade. Do Centro Cultural São Paulo, é possível observar os quatro arcos coloridos no canteiro central da av. 23 de Maio. A obra, de 1988, é uma homenagem à imigração japonesa. Na avenida Paulista, a estação Consolação do metrô abriga quatro painéis coloridos que representam as estações do ano. Também é de Tomie um painel colorido em um prédio na ladeira da Memória, no Centro.

Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/3397-4002. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Livre. Grátis.

-

OS ELEITOS

Mônica Rodrigues da Costa, poeta e jornalista, indica a peça "A Cuca Fofa de Tarsila".

Nesse teatro de bonecos, os personagens Abaporu e Negra saltam dos quadros da modernista Tarsila do Amaral e vivem uma história de amor. Aproveite a 7ª Semana Ticket Cultura & Esporte para conhecer outras peças da cia. Articularte, que também apresenta "Vinicius e Niboca", "Portinari Pé de Mulato" e "O Trenzinho Villa-Lobos".

CEU Meninos. R. Barbinos, 111, S. João Clímaco, região sul, São Paulo, SP. Tel. 0/xx/11/2945-2552. 900 lugares. Seg. (4): 10h. Livre. Grátis.

*

Gabriela Romeu, jornalista especializada em crianças, sugere o evento SlowKids.

Num domingo sem TV nem videogame, o evento SlowKids reúne pais e filhos em oficina de construção de brinquedos, sessão de contação de histórias, piquenique e diversas brincadeiras. Também será exibido o filme "A História Sem Fim" ao ar livre e terá show da Banda Alana.
Informe-se sobre o evento

*

Giovanna Balogh, jornalista do blog "Maternar", elege o CD "A Arca de Noé".
Quem era criança nos anos 1980 certamente ouviu "A Arca de Nóe", de Vinicius de Moraes. Para comemorar o centenário dele, o álbum foi relançado com regravações de Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e outros nomes da MPB. As poesias cantadas fazem os pais relembrarem a infância com as músicas que ganharam versões descontraídas e alegres.

Gravadora: Sony Music (2013, R$ 24,90, livre).


Endereço da página:

Links no texto: