Folha de S. Paulo


Casa minúscula no miolo dos Jardins oferece o melhor hambúrguer de SP

Aquela portinha ali no miolo dos Jardins está sempre apinhada de gente. Gente na calçada a esperar uma das raras --raríssimas-- mesas do minúsculo espaço do Z Deli Sanduíches. Do lado de lá do balcão, Julio Raw está a comandar os mais tentadores preparos. Tudo à vista.

Pois ele segura a faca, depois de afiá-la e, ao som de um Bob Marley dos anos 1970, finca um garfo de churrasco em um naco de rosbife, a descansar em crosta de ervas e sementes de coentro, mostarda e afins, e se põe a cortá-lo em finas fatias. Depois, elas serão embaladas em um pão rústico, besuntado de maionese caseira, condimentada com alcaparra, picles e dill. Imagina.

As pessoas ali são chamadas pelo nome e servidas sem economia. As "fat fries" (meu respeito por batatas fritas chamadas de "gordas"!) passam por duas frituras e chegam crocantes, na companhia de alho e alecrim.

Ainda na dúvida sobre o pedido --um sanduíche ou um hambúrguer?-- e Raw fatia um salmão que marinou por cinco dias em sal e açúcar sob um peso e depois foi embalado a vácuo em uma mistura de sementes. Envolve o peixe em um bagel (cuja receita é segredo da casa e não se arranca por nada) com tomate, cebola e cream cheese.

Mas alguém apoiou um hambúrguer ali no balcão... Alto, rosado, suculento --a olhos vistos. A mistura de carnes, que passa por uma moagem, é da casa: miolo da paleta, acém com osso, pescoço e peito. A gordura, moi-se duas vezes. E aí, meu amigo, é pura alegria. Pura alegria.

MELHOR HAMBÚRGUER + SANDUÍCHE (JÚRI)

Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: