Folha de S. Paulo


KAOS: Com 'ajuda' de fungos e traças, artista mostra obras tomadas pela força da natureza

Foi durante uma residência artística em Itaparica, na Bahia, que Rodrigo Bueno, 46, percebeu a valentia da natureza. "Conheci uma igreja que havia sido completamente tomada por uma árvore e passei a notar essas manifestações das plantas tentando recuperar seu espaço", diz o ex-dono de antiquário, que também fazia pintura decorativa.

Assim nasceu o estúdio Mata Adentro, que também é sua casa, cheia de plantas como samambaias e com perfume de eucalipto, na Lapa. Em 21/11, o artista apresenta "Destino Traçado" na galeria Emma Thomas, no Jardim Paulistano. A exposição é uma pesquisa sobre a ação do tempo em imagens icônicas da pintura.

Os sete quadros principais são ampliações fotográficas de páginas de um livro de arte totalmente "comidas" por traças e bolor. Emoldurados por madeira recuperada, pesam 30 kg em média. A galeria promoverá também visitas guiadas ao estúdio, com horário marcado. "É uma mostra individual com coautoria de traças, madeiras, fungos e insetos."

Peu Robles/Folhapress
Rodrigo Bueno em sua casa-ateliê Mata Adentro, na Lapa
Rodrigo Bueno em sua casa-ateliê Mata Adentro, na Lapa

-

SHOW & 'BUSINESS'

Dois eventos que misturam música, criatividade e negócios serão realizados na cidade até o final do ano. Nos dias 9 e 10 de novembro, a Escola São Paulo apresenta o Path, que terá 70 palestras (de chefs a empreendedores), 20 filmes e shows de Tiê e Mariana Aydar. Os ingressos custam R$ 400 e darão acesso a todas as atividades.

Em dezembro ocorre o SIM São Paulo, uma convenção musical nos moldes do MaMA, de Paris. A organização pretende colocar produtores gringos em contato com contratantes locais. O passe geral custa R$ 135 e inclui 40 shows, como os da francesa Owlle (foto) e do americano Bosco Delrey, 20 palestras e uma mostra audiovisual no centro.

Divulgação

Endereço da página: