Folha de S. Paulo


Conheça o QG de gente que comanda diferentes mundos da moda

FLAVIA LAFER, stylist

Eis uma mulher que chama atenção. Está sempre de preto, com roupas de Givenchy a Alaïa. Frequentou o mundo do rock e trabalhou em Paris antes de virar uma das stylists mais concorridas de SP. Assina ensaios de moda e campanhas publicitárias (está entre as preferidas de Gisele Bündchen). Sua estética é às vezes meio dark. Já seu escritório é branco, clean, cheio de gadgets e livros de arte, música, cinema. "Costumo buscar referências em outras áreas."

*

VANESSA ROZAN, maquiadora

O rosto de boneca, com cílios longos e boca bem desenhada, engana. Vanessa é uma mulher de negócios. Depois de seis anos como maquiadora oficial da MAC no Brasil, vendeu o carro e abriu o Liceu de Maquiagem, escola para profissionais e leigos, além de funcionar como salão. A casa na Consolação é decorada com peças de estilo art nouveau e clima vintage --logo na entrada, uma coleção de espelhos antigos. "Arrematei a maioria delas em sites como eBay."

*

HELENA BORDON, blogueira

Heleninha, 27, lançou seu site no início do ano e já tem 1,2 milhão de visitas por mês. "Quero ser colorida, me sinto até mais alegre com um top rosa", afirma. Este mês, foi morar com o namorado em um loft, no Itaim. Os quadros são de grafiteiros famosos. A mesinha (projetada por ele) reúne revistas e livros importados. A ideia é transferir o seu escritório para perto em breve. "Agora posso caminhar pelo bairro, ir a pé à padaria. Amo!"

*

CONSTANZA PASCOLATO, consultora de moda

É cenográfico o apartamento de Constanza, 74, em Higienópolis. Paredes vermelhas pintadas por estudantes de artes plásticas, da maneira irregular à moda dos palácios venezianos, com nove tons (do cobre ao bordô). A mesa de centro é uma adaptação de bancos usados pelo exército de Napoleão. Tapetes persas no chão. Livros antigos (até de 1624) nas estantes. "Guardo heranças de meus antepassados", diz a consultora de moda, que trabalha em sua tecelagem, acaba de lançar um site e é colunista da "Vogue" Brasil.

*

WALÉRIO ARAÚJO, estilista

O pernambucano chegou a São Paulo nos anos 1990 e conheceu sua fada madrinha, Elke Maravilha, num concurso de transformistas (ela jurada, ele candidato). Ficou famoso entre drags e artistas (Claudia Leitte, Carolina Dieckmann, Preta Gil...), criou sua marca e montou uma loja na galeria térrea do Copan, no centro, com um trono estilo imperial garimpando em antiquário. "Minhas roupas têm pérolas, brilhos, coroas. Adoro fazer a louca medieval."

*

BOB WOLFENSON, fotógrafo

As fotos nas paredes dizem tudo. Caetano Veloso fazendo careta revela o Bob retratista. A fachada do edifício degradado mostra o Bob artista. Gisele Bündchen de short jeans e perna aberta, representa o Bob da moda, transgressor. Seu estúdio, na Vila Leopoldina, vive cheio. Costuma refugiar-se na sua sala, que dá para um pequeno jardim. Nas estantes, indícios de suas paixões: livros de mestres como Richard Avedon, uma caixa de chocolates suíço, um boneco do Wolverine e peças soltas de um jogo xadrez.


Endereço da página:

Links no texto: