Folha de S. Paulo


Empresários e herdeira querem museu a céu aberto para obras de Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (1886 - 1973) é conhecida como a criadora da quadros como "Abaporu", "A Negra" e "A Cuca". Mas uma nova faceta da artista deve ser desvelada em breve: e a céu aberto, para todo mundo ver.

Uma mostra permanente no Itaim Bibi (zona oeste São Paulo) com as esculturas que a mãe do Modernismo criou no início de sua carreira está nos planos de uma associação e da herdeira da artista.

Empresários da rua Amauri estão terminando de conceber o novo museu para Tarsila, que começou sua formação artística no ateliê de William Zadig e também teve aulas com Mantovani, outro escultor.

"Estamos na fase final de estudos, tentando caminhar com um projeto. Devemos levar nas próximas semanas para a prefeitura, e depois partir em busca de patrocínio", diz Paulo Morais, Presidente da Amera (Associação dos Moradores e Empresários da Rua Amauri). "A vontade é que essa exposição pudesse ser perene, ficar lá e virar um ponto turístico da cidade."

As peças, em número desconhecido, fazem parte do acervo da artista e poucas vezes foram mostradas ao público.

"É uma coisa inédia e bacana. Mas ainda não temos autorização para fazer. Quero fazer uma coisa que para mim é muita responsabilidade, ter um conselho curador. Essa equipe iria pensar o formato disso, ir atrás de patrocínio", diz Tarsilinha do Amaral, responsável por administrar a obra da tia-avó.

Divulgação
Autorretrato de Tarsila do Amaral em 1923
Autorretrato de Tarsila do Amaral em 1923

Endereço da página:

Links no texto: