Folha de S. Paulo


Shoppings de SP recorrem a novas medidas para tentar afastar ladrões

Neste ano, seguranças em motocicletas passaram a gravar, em vídeo HD, as rondas no entorno dos shoppings. Do lado de dentro, donos de lojas ganharam "botões do pânicos": alarmes para pedir ajuda --a promessa é de que um guarda do estabelecimento atenda em até um minuto e meio.

Confira quais shoppings e lojas SP deve ganhar nos próximos anos
Saiba quais são e onde ficam os 39 principais shoppings de São Paulo

Foi em questão de minutos, afinal, que dois casais vestindo roupas sociais entraram em duas joalherias do shopping Ibirapuera, no fim de tarde de 12 de julho, uma sexta-feira. Simultaneamente, renderam funcionários da Monte Carlo Joias e da The Grace. Alguns clientes gritaram, outros tentaram se esconder. O quarteto fugiu pela saída da alameda dos Jurupis.

Os centros de compra ainda buscam a fórmula para se livrarem de vez de assaltos. Há alvos preferenciais: neste ano, foram ao menos sete ataques a joalherias e a lojas que revendem produtos da Apple em shoppings.

Esse raio caiu três vezes no mesmo lugar. De janeiro a julho, a joalheria Sayegh sofreu dois assaltos à unidade do Morumbi e outro à do Ibirapuera.

"Na sociedade acontecem assaltos a restaurantes, em faróis...", contemporiza Ademar Barbosa, 57, diretor de operações da Verzani e Sandrini. A empresa responde pela segurança de 25 shoppings na cidade.

Nos últimos anos, afirma, apareceram mais vigilantes à paisana (com trajes como jeans e camisa, em vez de ternos) e sistemas de câmeras cujo software alerta sobre "atitudes suspeitas" em frente a uma joalheria --se alguém com mochila ficar ali por mais de dez segundos, um aviso pipoca na tela da central de segurança.

Sobre o uso de revólveres por seguranças, Barbosa diz que esse é "o último recurso". Vigilantes carregam ainda pistolas Taser, que paralisam o alvo por meio de choques.

Outra tática adotada é dificultar a fuga de ladrões. A joalheria Cartier que abriu em 2012 no Cidade Jardim fica propositalmente num canto mais ermo, "distantes da entrada, e a loja tem paredes reforçadas", disse Juan Carlos Delgado, um dos diretores. "E não há saída ou entrada para funcionários."

PÚBLICO FIEL

Os roubos não afugentaram a clientela: não houve relatos de queda no número de frequentadores, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings). "Só um refreamento por dois a três dias, no shopping que teve dois assaltos [Ibirapuera]", diz o diretor de relações institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso, 68.

De janeiro a março, diz ele, foram 18 ocorrências policiais no país. Para Barbosa, da Verzani, ataques a shoppings têm mais repercussão.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados, em média, 19,9 roubos só na capital --e por hora.

*

ROUBOS NESTE ANO

29 de julho - Monte Carlo, no Ibirapuera, é assaltada pela segunda vez. Quatro homens e duas mulheres se passam por clientes
O que a polícia fez - Prendeu um adulto e apreendeu um adolescente

-

23 de julho - Ladrões atacam a iPlace, revendedora da Apple, no Villa-Lobos. Roubam 40 iPhones e 15 iPads avaliados em R$ 125,9 mil
O que a polícia fez - Pediu a prisão preventiva de uma pessoa

-

12 de julho - Dois casais, vestidos com roupas sociais, roubam no mesmo horário a Monte Carlo Joias e a The Graces, no Ibirapuera
O que a polícia fez: Prendeu quatro adultos e apreendeu uma menor

-

3 de julho - Cinco ladrões rendem vigias no Pátio Paulista, quebram a vitrine da a2YOU e recolhem R$ 50 mil em produtos da Apple
O que a polícia fez - Investiga o caso. Nenhum preso

-

2 de julho de 2013 - Armados com metralhadoras e fuzis, quadrilha invade (de novo) a Sayegh no Morumbi
O que a polícia fez - Prendeu duas mulheres e recuperou 285 peças

-

11 de fevereiro - Bandidos assaltam a Sayegh, no Ibirapuera. Segundo a polícia, eles arrastaram uma vendedora na fuga
O que a polícia fez - prendeu sete acusados, sendo dois pouco depois

-

2 de janeiro - Ladrões roubam a unidade da joalheria Sayegh, no Morumbi. Valor dos produtos não é divulgado
O que a polícia fez - prendeu dois acusados em flagrante


Endereço da página:

Links no texto: