Folha de S. Paulo


SP deve ganhar nova rede de ônibus na madrugada até a Copa

A nova rede de ônibus da madrugada na capital paulista deve começar a funcionar até junho de 2014. A informação foi dada no fim da tarde de terça-feira (24) pela diretora de Planejamento da SPTrans (São Paulo Transporte), Ana Odila de Paiva Souza.

"Antes da Copa [do Mundo], com certeza", respondeu Ana Odila, ao ser questionada sobre quando o sistema terá início. De acordo com ela, a futura rede funcionará todo dia e será composta por 140 linhas.

Dessas, 42 serão consideradas estruturais, com coletivos que saem de um terminal para outro em intervalos de 15 minutos. Entre elas estão as que repetirão os trajetos de corredores de ônibus e linhas do metrô, como a 2-verde que corta a avenida Paulista.

As outras 98, locais, terão coletivos operando em intervalos de meia hora. "Vai ser uma linha circular. O veículo vai para o bairro, dá uma volta e volta para o [mesmo] terminal", explicou Ana Odila. A Vila Madalena, na zona oeste, por exemplo, deverá ser incluída nessa rede.

"Queremos preparar para esse sistema ser uma excelência, com controle organizado, para a pessoa ficar no ponto e saber que [o ônibus] chega", afirmou a diretora da SPTrans. Pontos de ônibus e faixas de pedestre, acrescentou ela, ganharão melhorias no sistema de iluminação para se tornarem mais seguros. (ELVIS PEREIRA E RAFAEL ITALIANI)


Endereço da página:

Links no texto: