Folha de S. Paulo


Confira museus, livros e filmes que podem responder ao 'de onde eu vim?'

Museus, livros e filmes podem ajudar pais a explicar aos filhos como eles vieram ao mundo.

*

PROGRAMAS

Museu Biológico

A visita ao museu, que faz parte do Instituto Butantan, é uma oportunidade para mostrar às crianças como a vida se desenvolve usando os animais como exemplo. Instrutores do local ensinam detalhes da formação e da evolução das espécies. Durante o passeio, é possível aprender como serpentes, aranhas, escorpiões e outros seres peçonhentos se multiplicam e se adaptam aos diversos ambientes. Uma das oficinas, indicada para crianças de três a seis anos de idade, apresenta o desenvolvimento das borboletas, desde o nascimento até a hora de sair do casulo. O passeio pode ser estendido para o Museu de Microbiologia, no prédio ao lado.

Informe-se sobre o local

*

Catavento

O museu interativo tem um espaço que explica a reprodução humana com painéis e maquetes bastante detalhistas. Em uma parede, as estruturas mostram como funciona o aparelho reprodutor de homens e mulheres e o início da formação do embrião. Vídeos trazem imagens ampliadas do momento do encontro do espermatozóide com o óvulo e a multiplicação das células nos primeiros dias. No setor ao lado, bonecos representam o desenvolvimento do bebê ao longo dos nove meses de gestação, com curiosidades como o momento em que o coração do feto começa a bater.

Informe-se sobre o local

Divulgação
Peça do museu interativo Catavento
Peça do museu interativo Catavento

-

DICAS DE ESPECIALISTAS

Rosely Sayão
Psicóloga, consultora em educação e colunista da Folha, indica para os pais o filme 'A Vida em Cor-de-Rosa'

Uma obra doce, sensível e que aponta a importância de considerar o filho em sua singularidade. A preocupação com a sexualidade dos filhos, desde que eles são pequenos, é muito presente na vida dos pais. Às vezes, esse tema toma tanto a atenção que chega a ser maior do que o olhar para o filho em toda a sua complexidade.

Ma Vie en Rose. Bélgica, 1997. Direção: Alain Berliner. (Sony Pictures, locação).

*

Mônica Rodrigues da Costa
Poeta e jornalista, recomenda o livro 'Mamãe Botou um Ovo'

No livro, a história de que meninas nascem de "temperos, rosas e outras coisinhas mimosas" e meninos, de "caramujo e pedaço de rabo de cachorro sujo" não foi aceita pelas crianças. Elas então contam aos pais a verdade sobre os bebês com uma explicação delicada e que todo mundo conhece.

Autora e Ilustradora: Babette Cole. Tradutora: Lenice Bueno. Editora: Ática (2006, 32 págs., R$ 62,90, leitura acompanhada a partir de 3 anos).

*

Gabriela Romeu
Jornalista especializada em crianças, elege o livro 'O Planeta Eu'

Na casa de Bianca e Tomás, sexo não é tabu. Eles conversam abertamente com seus pais sobre como nascem os bebês, órgãos sexuais e mudanças hormonais. As ilustrações bem-humoradas aliviam o tom mais didático do texto, que também aborda temas como homossexualidade e abuso sexual.

Autora: Liliana Iacocca. Ilustradora: Michele Iacocca. Editora: Ática (2011, 64 págs., R$ 33,50, livre).


Endereço da página:

Links no texto: