Folha de S. Paulo


Kaos: Autor paulistano lança livro sobre o universo do swing

Ele jura de pés juntos que nunca participou. Mas, no último ano, Marcos Nogueira, 43, frequentou dezenas de festas de swing ao redor do mundo.

México, França e Itália foram alguns de seus destinos. "Vi de tudo. De coisas classudas ao estilo do filme 'De Olhos Bem Fechados' até um clubinho chinfrim em Balneário Camboriú. Posso afirmar que no Brasil o pessoal é mais animado."

A experiência renderá um livro, que sai no início de 2014. Tudo começou após ele notar que existia uma sociedade secreta do sexo. "Há uma camada invisível na sociedade que participa disso, mas pouco se fala sobre."

Durante a pesquisa, ele conseguiu se inscrever em sites que o avisavam quando e onde as festas aconteceriam --só é possível entrar com indicação.

"No começo fiquei um pouco impressionado com as cenas, mas logo passou", conta. Os frequentadores estão na faixa etária de 40 a 60 anos para homens e 30 a 50 para mulheres. Marcos diz que uma característica comum é a ausência total de pelos no corpo ("só sobrancelha e cabelo") e bronzeado alaranjado.

Marcos afirma que é preciso ter controle total do ciúme e desprendimento suficiente para ver sua mulher com outro (ou outra).

Além disso, ele reparou que nem sempre os corpos dos participantes são esculturais como nos filmes. "Definitivamente, swing não é para qualquer um."

*

DASPU -- NOVA COLEÇÃO

A Daspu, marca ligada à ONG Davida, de apoio aos direitos das prostitutas, convidou a designer Camila Fudissaku para ilustrar sua nova coleção de roupas. As peças serão vendidas na região da Luz, na sede da Cia. de Teatro Pessoal do Faroeste --grupo que aborda o tema do meretrício em seus trabalhos e tem Mel Lisboa como estrela. Camisetas saem por R$ 50. A Daspu foi criada por Gabriela Leite, ex-prostituta que luta contra um câncer de pulmão.

*

Divulgação
Júlia Rabello, atriz do Porta dos Fundos
Júlia Rabello, atriz do Porta dos Fundos

MARIO? QUE MARIO?

O episódio "O que eu quero, Mario Alberto", do grupo de humor Porta dos Fundos, fez tanto sucesso que ganhou até uma camiseta com a indagação que precede a lista de desejos da personagem de Júlia Rabello. A partir desta semana, a peça estará à venda no site loja.portadosfundos.com.br e custará R$ 59,90. Não conhece? Corre para o canal deles no YouTube.


Endereço da página:

Links no texto: