Folha de S. Paulo


Em "O Verão do Skylab", Julie Delpy nos devolve a infância

A atriz, roteirista e diretora Julie Delpy ("Antes da Meia-Noite") se inspirou nos seus tempos de meninice para escrever o roteiro de "O Verão do Skylab". Mas na medida em que o filme avança, percebemos que para fazer isso ela poderia ter usado a minha infância, a sua ou a de qualquer outra pessoa.

Tudo é muito simples e real. Os medos mais ingênuos, as perguntas sem pudor, a primeira dança com um menino, a baladinha cheia de cores, a prima chata que quer aparecer, o verão de travessuras.

Conduzido pela desengonçada e enérgica Albertine, vivida pela atriz mirim Lou Alvarez, estreante nos cinemas, o longa relembra o encontro de uma família no interior da França para celebrar o aniversário da matriarca, no verão de 1979.

Os personagens acreditam que parte de um foguete da Nasa que se desintegrou no espaço pode cair sobre suas cabeças a qualquer momento. A mãe de Albertine, interpretada por Delpy --papel inspirado na própria mãe da diretora-- é uma das principais incentivadoras do assunto.

Discussões políticas fervorosas tomam a mesa do jantar, e revelações íntimas esquentam o clima, enquanto os jovens da casa se aventuram pela região. Tentando nos levar às suas origens, Delpy nos faz viajar no tempo e, sem forçar a barra, nos entrega um filme pessoal e intransferível.

Informe-se sobre


Endereço da página:

Links no texto: