Folha de S. Paulo


Conheça seis casas paulistanas adaptadas a diferentes estilos de vida

Quem quer casa –ou apartamento– quer sala, cozinha, varanda e dormitórios, seja o imóvel alugado ou próprio.

Depois da mudança, no entanto, a sala mal recebe visitas e um segundo quarto acaba ficando ocioso. Ao mesmo tempo, falta espaço para a prática de um hobby.

'Estilo de morar em SP reproduz casa grande e senzala', diz curador da Bienal de Arquitetura

Essa pode ser a configuração da casa de muitos paulistanos, mas há quem use esses cômodos de maneiras bem diferentes. Tem gente quebrando regras e paredes para fazer do quintal uma academia, ter seu próprio estúdio de música ou uma cozinha profissional.

"São as necessidades especiais que podem trazer mais charme ao projeto", afirma o arquiteto Paulo Castellotti, 37. A dica do especialista é perder o receio de fazer algo diferente. "Não monte uma casa de uma maneira tradicional só porque parece o certo."

Leia a seguir exemplos de quem adaptou o lar ao seu estilo de vida.

QUASE UM RESTAURANTE

Ana Baravelli, 44, nunca havia pensado em largar a profissão de "marchand" até mudar de apartamento, em 2010.

Quando comprou um dúplex na Consolação, região central, ela viu que teria mais espaço para dar vazão ao seu prazer de cozinhar.

Com a ajuda do irmão Rafael, 33, que é arquiteto e divide o apartamento com ela, Ana decidiu quebrar todas as paredes do primeiro andar da unidade para transformar os 110 m² em uma cozinha grande e funcional.

As mesas de inox foram compradas com dinheiro arrecadado por amigos, e a varanda recebeu um jardim de ervas.

O novo espaço fez com que ela se dedicasse cada vez mais ao hobby e fez surgir convites para que preparasse pratos congelados e se tornasse "personal chef".

"Nem pensava em cozinhar profissionalmente, apenas queria ter um espaço que abrigasse mesas dentro e fora da cozinha. Agora mal saio de casa", ri.

ONDE ENCOMENDAR

Mercopan. Faz móveis e utensílios em inox sob medida.

R. Lopes Coutinho, 467, Belém, região leste, São Paulo, SP. Tel. 0/XX/11/2618-1006. www.mercopan.com

*

A FESTA NUNCA TERMINA

Billy Castilho não é empresário da noite, mas tem vários macetes para organizar uma grande festa.

Diretor de arte e sócio da loja de bicicletas e galeria de arte Tag and Juice, ele chega a receber até 400 pessoas quando decide fazer uma balada em sua casa, na Vila Ipojuca, zona oeste.

Para eventos desse porte, que realiza quatro vezes por ano, Billy abre espaço na casa dois dias antes ao mandar os móveis para um galpão. Embalados em plástico bolha, os quadros que fazem parte do acervo da Tag and Juice também são despachados.

Sua coleção pessoal fica como decoração da pista de dança, improvisada na sala, que tem piso de cimento queimado.

Ao som de algum amigo DJ e com a iluminação de abajures da casa, os convidados preparam caipirinhas na cozinha anexa à "pista" ou tomam cerveja no espaçoso quintal, que tem até uma grande amoreira. Cinzeiros, lixeiras e tonéis para bebida são alugados.

"Os clubes ficaram muito caretas, não existe uma festa ideal para interagir com as pessoas ou ficar com os amigos", afirma.

PARA ORGANIZAR A FESTA

Disk-Tem. Aluga todo tipo de objetos, de móveis e decorações temáticas inusitadas aos básicos cinzeiros, lixeiras e "coolers" para festas.

Tel. 3752-2222. www.disktem.com.br

Guarda Tudo. A empresa de estocagem tem boxes de 2,25 m² a 22,50m². Em seu site há uma calculadora de espaço on-line para que o cliente saiba de quanto espaço irá precisar.

R. Silva Airosa, 120, Vila Leopoldina, região oeste, Tel. 3832-0183. www.guardatudo.com.br

*

PISTA PRIVÊ

Davis Genuíno, 38, tem vida dupla. De dia, é advogado. Noite adentro, trabalha como DJ da D.Edge, casa noturna da Barra Funda.

Depois de dez anos morando no mesmo apartamento alugado no Jardim Paulistano, na zona oeste, fez uma reforma para sintetizar sua rotina. Quebrou uma parede para unir a sala de estar ao estúdio de música. "Antes tudo ficava apertado. Tinha também uma cama no quarto [o antigo estúdio], que eu usava para hospedar amigos."

Quem visita a casa pode folhear um livro sentado no sofá da sala enquanto o anfitrião cria suas músicas ou define o "set" da balada da noite. O projeto, que incluiu móveis sob medida e peças de antiquários, é do arquiteto Paulo Castellotti, amigo de Davis.

ONDE COMPRAR ARTIGOS VINTAGE

Loja Teo. O antiquário vende móveis de design brasileiro dos anos 1950 aos 1980.

R. João Moura, 268, Pinheiros, região oeste, tel. 3061-3722. www.lojateo.com.br

*

EM RITMO DE AVENTURA

Ir à academia não é um problema para Consuelo Jorge e Sérgio Cordeiro, 52. É dentro de casa que eles pedalam, levantam peso e até praticam escalada. Projetada por Consuelo, que é arquiteta, a residência de três andares e 400 m² de área construída no Campo Belo, na zona sul, tem diversos ambientes para a prática esportiva.

Na garagem, o casal recebe amigos e colegas da filha Carol, 6, para se divertirem numa parede de escalada de nove metros de altura –em academias, as paredes mais altas têm 14 m.

Do outro lado da casa, duas bicicletas foram adaptadas para serem pedaladas paradas, como em uma aula de spinning. Ambas ficam em um deque, ao lado de um saco de boxe e de diversos pesos usados pelo casal para exercícios.

Em dias de chuva, a malhação é feita na sala, onde entra bastante luz natural e não há paredes internas. "A casa foi pensada para se adaptar a cada momento nosso", conta Consuelo. "Já montei e desmontei uma brinquedoteca para a Carol e até dei festas em que artistas circenses desciam do teto."

ONDE COMPRAR EQUIPAMENTOS

Casa de Pedra. Vende cordas, acessórios e equipamentos de segurança para escaladas. A unidade da Água Branca é uma academia.

R. André Gonçalves, 49, Itaim Bibi, zona oeste, São Paulo, SP. Tel. 0/XX/11/3047-2494. www.casadepedra.com.br

*

HOSPEDAGEM CINCO ESTRELAS

O apartamento de Iris Chang, 30, tem poucos móveis e quase nenhuma decoração. Ele foi pensado para ser exatamente assim: simples e funcional.

A analista de tecnologia da informação morou durante quatro anos nos EUA, sempre em casa de família. Quando montou seu apartamento no Belém, zona leste de São Paulo, já sabia que iria hospedar estrangeiros de passagem pela cidade.

"Sinto falta de ter contato com gente de diversos países", conta. "Quando fico na casa de outras pessoas, tenho medo de quebrar algo, por isso optei por uma decoração bem 'clean'."

A impessoalidade é compensada com a preocupação da anfitriã com o bem-estar dos hóspedes. Iris sempre deixa avisos, guias da cidade e informações úteis espalhadas pela casa.

COMO ALUGAR SUA CASA

Airbnb. Site que faz a intermediação entre quem quer alugar um quarto ou a casa e quem procura um lugar para se hospedar. Para garantir a segurança, peça links da pessoa nas redes sociais e uma cópia do passaporte.

www.airbnb.com.br

*

LAR, ATELIÊ e OFICINA

Há cinco anos, a artista plástica Erica Ferrari, 32, vive em um grande ateliê. Quando se mudou para uma casa de 210 m² no Tucuruvi, na zona norte, viu que teria espaço para produzir grandes peças em madeira e poderia dar vazão ao seu hobby de restaurar móveis antigos.

A garagem e uma edícula servem de oficinas para os trabalhos. A montagem das peças é feita na sala. É ali também que fica o escritório, com um sofá construído por Erica e duas portas antigas da casa que foram transformadas em mesas.

Caixas de madeira recolhidas em feiras servem de estantes e porta-objetos. "Tem muita coisa que pode ser facilmente restaurada", diz ela. "É só ter paciência."


Endereço da página:

Links no texto: