Folha de S. Paulo


Moradores da Barra Funda terão seus retratos estampados em muro do bairro

Gileno Gomes da Silva, 60, o Gil, mora na zona leste, mas conhece mais gente na Barra Funda do que em seu próprio bairro. Há 16 anos, ele trabalha como taxista pelas ruas que cortam a zona oeste e o centro.

Neste sábado, ele terá seu rosto exposto e registrado por qualquer um que passar pela rua Barra Funda. É ali que a artista Bia Ferrer, 35, irá fazer uma intervenção dos cerca de 200 retratos de moradores e frequentadores do bairro, feitos entre os meses de junho e julho.

O projeto "A Cara da Barra Funda" terá suas fotos coladas em estilo lambe lambe em um muro de 18 metros. O conceito é inspirado na pesquisa Authentic Portrait, que a fotógrafa realiza desde 2008, fotografando os tipos urbanos que circulam pelas ruas das grandes cidades do mundo, como Santiago do Chile, Londres, Berlim e Nova York.

Moradora da Barra Funda desde 2010, Bia decidiu retratar vizinhos e comerciantes do bairro. "Quero que as pessoas se vejam numa obra incorporada a cidade e se reconheçam", diz. "A Barra Funda foi o lugar em que eu tive mais dificuldade de fazer as fotos, as pessoas mais velhas não entendiam muito. Ao mesmo tempo, algumas pessoas me procuraram querendo fazer parte."


Endereço da página:

Links no texto: