Folha de S. Paulo


"O povo quer teatro e depois comer pizza", diz diretor com quatro peças em cartaz

"Não tá fácil fazer teatro em São Paulo", diz Alexandre Reinecke. E olha que ele tem quatro peças em cartaz enquanto você lê isto.

"Os 39 Degraus" (no teatro Sérgio Cardoso), "Conexão Marilyn Monroe" (no Gazeta), "Uma Vida no Teatro" (teatro Vivo) e "Toc Toc" (no Bibi Ferreira).

O diretor e dramaturgo já trabalhou com 47 textos --mais os dez em que atuou antes de ser convidado por Paulo Autran para trabalhar na coxia.

Conhecido por ensaiar por apenas dois meses, ele recebeu a sãopaulo na casa que divide, em Pinheiros, com sua cadela quase cega.

Zanone Fraissat/Folhapress
Alexandre Reinecke (foto) está, atualmente, com quatro peças em cartaz em São Paulo
Alexandre Reinecke (foto) está, atualmente, com quatro peças em cartaz em São Paulo

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LEIA O BATE-PAPO

sãopaulo - Como vê a onda de comédia stand-up e de musicais em teatros de SP?
Alexandre Reinecke - Stand-up ou musical, é a única arte que só vai acontecer daquele jeito naquele dia. O musical tem muito mais poder de divulgação do que uma peça. E já vem com um nome famoso de fora. Acaba ficando refém de famoso. Por isso também o stand-up deu certo: os caras que fazem estão na TV.

Mas humoristas como Eduardo Sterblitch ("Pânico") querem teatro.
A Monica Iozzi, do "CQC", também queria fazer teatro. E comédia. Mas ela cobre Brasília, vai ensaiar quando?

Você é um diretor de comédia.
No drama, você faz um puta dum cenário, monta um clima. A comédia não tem margem de erro, é luz na cara e já era. No Brasil há preconceito contra a comédia, uma coisa medieval, da Idade Média mesmo.

Você foi ator em "Trair e Coçar...", a peça mais longeva da cidade.
É um texto excelente. Mas o sucesso da peça tem um nome: Silvio Santos. Quando entrei, o [teatro] Maria de La Costa, já estava em decadência. Aí, fomos fazer uma temporada curta no Aquarius. O Silvio Santos viu e falou no programa dele: "Eu nunca ri tanto numa peça". Na mesma noite a fila foi até a feirinha do Bexiga.

Como adaptou "Equus" e "Toc Toc", peças europeias, para aqui?
Deixo meter a tesoura. As peças inglesas e francesas acabam sendo meio longas para nosso gosto. Então corto pela metade. O povo quer ir ao teatro para depois comer pizza.

Você tem Francisco Cuoco em uma das suas peças em cartaz. Como se leva um ator famoso para o palco?
Os empresários de ator odeiam quando ele vai fazer teatro. Não lucram e deixam de fazer jabá nos fins de semana. Hoje em dia, fechar elenco está difícil pra cacete, atores famosos ou não.


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