Folha de S. Paulo


Sete executivos revelam de onde vem a inspiração para liderar

Em quem os executivos se inspiram? A sãopaulo ouviu sete profissionais, que contaram quem são seus modelos de liderança --para a maioria, o exemplo veio do berço.

Abaixo, saiba as opiniões de Roberta Medina (vice-presidente do Rock in Rio), Cledorvino Belini (presidente do grupo Fiat Chrysler para a América Latina), Sérgio Falcão (diretor operacional da Engineering), Edson Bueno (fundador da Amil), Sergio Thompson-Flores (CEO da Módulo), Sônia Hess de Souza (presidente-executiva da Dudalina) e Alberto Blanco (diretor de marketing da L'oréal Brasil).

*

ALBERTO BLANCO
Diretor de marketing da L'oréal Brasil

Sou membro da Fundação Estudar e o trio formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira [sócios do fundo 3G Capital] é fonte de inspiração. Trabalhei na Brahma com o Telles e conheci o Magim Rodrigues [ex-presidente da Ambev]. Os dois são craques. Os ensinamentos de gestão, a busca incessante por resultados e a motivação são algo que procuro sempre repetir.

*

EDSON BUENO
Fundador da Amil

Inspirei-me na figura do único médico de minha cidade (Guarantã, a 405 km da capital), Moacyr Junqueira. Um homem sereno e respeitado por toda comunidade. Eu às vezes prestava serviços para ele e escutava suas histórias da época da faculdade de medicina no Rio, que fizeram com que eu me imaginasse médico. Até hoje é uma inspiração para os meus passos na medicina.

*

SERGIO THOMPSON-FLORES
CEO da Módulo, fabricante de softwares

Steve Jobs, pela capacidade de transformar a ferramenta em objeto de desejo e introduzir na funcionalidade atrativos lúdicos.

*

ROBERTA MEDINA
Vice-presidente do Rock in Rio

Meu pai [Roberto Medina, publicitário e empresário criador do Rock In Rio]. Ele é um sonhador com os pés no chão, suas ideias vêm sempre embasadas na capacidade de realização.

*

CLEDORVINO BELINI
Presidente do grupo Fiat Chrysler para a América Latina

Eu me inspiro em meu pai. Ele foi expedicionário de artilharia antiárea da Força Expedicionária Brasileira e lutou na Segunda Guerra. Quando o Brasil entrou no conflito, os alemães afundaram três navios brasileiros. Em um deles estavam 500 soldados, só 39 se salvaram. Meu pai foi um deles. O exemplo que herdei foi de ética e determinação.

*

SÉRGIO FALCÃO
Diretor operacional da empresa de gerenciamento de obras Engineering

Minha inspiração é consequência da imagem de três pessoas que me ensinaram muito: meu pai, meu antigo chefe e Ayrton Senna. Jorge Luiz da Câmara Falcão, meu pai, é responsável pela escolha da minha carreira. Marcos Taunay Berrettini, meu ex-chefe e hoje sócio, foi quem me ensinou como liderar. Ayrton Senna é o exemplo de profissional que conquistou o sucesso. Se o limite fosse conhecido, tenho certeza de que ele nos mostraria onde é.

*

SÔNIA HESS DE SOUZA
Presidente-executiva da Dudalina

Minha mãe, Adelina Clara Hess de Souza. Quando ela começou a empresa, que era um depósito de secos de molhados, já tinha seis filhos -depois, ainda teve mais dez. Meu pai sempre apoiou os negócios, mas nunca foi um empreendedor.
A líder era ela.


Endereço da página: