Folha de S. Paulo


Empresa vende peças de teatro na íntegra em DVDs e tem acervo virtual por R$ 19,90

Quem nunca perdeu a chance de ver uma peça interessante, ou não conseguiu ingressos para um espetáculo que logo ia sair de cartaz? Ou, ainda, não viu a montagem por ser apresentada em outra cidade? Problemas do tipo podem estar parcialmente solucionados.

Com um acervo que já chega a 350 títulos de "stand up", comédia, drama e infantil, a empresa Cennarium filma peças teatrais e as disponibiliza em vídeo. Desde 2010 era possível acessar os vídeos pela internet, mediante assinatura. Recentemente, DVDs das apresentações são vendidos em diversas livrarias e lojas.

Segundo Erika Hoffgen, gerente de projetos e operações da empresa, a ideia surgiu para ampliar o acesso geográfico e social às peças. "É uma forma de movimentar o meio teatral como todo. Depois que a peça sai de cartaz, imortaliza", afirma.

"A ideia principal é levar o teatro a lugares em que o teatro fisicamente não existe. Temos regiões do país em que o teatro é restrito à escola, a produções mais amadoras", continua Erika, citando que o eixo Rio-São Paulo concentra os maiores espetáculos do país.

A proposta funciona mais na teoria do que na prática, já que o consumo dos DVDs é maior justamente neste mesmo eixo, e o acesso on-line em regiões mais remotas é limitado pela questão prática. No segundo semestre, o plano da empresa é expandir a distribuição de DVDs para outras capitais.

Outra novidade é a gravação de filmes fora do país. Em Paris, na França, 34 peças já foram captadas, e em breve haverá uma operação em Los Angeles, nos Estados Unidos.

PRODUÇÃO DE CINEMA

Diferentemente do que possa parecer, o processo para gravar uma peça de teatro é complexo. Há uma seleção interna dos espetáculos. Quando uma peça é eleita, um contrato é fechado com a produção das peças --parte do lucro é dividido.

As gravações são feitas em um dia de espetáculo normal, mas alguns lugares precisam ser reservados para as empresas, já que até sete câmeras são usadas. "É uma produção audiovisual, como a de cinema", diz Erika. O resultado é, inclusive, semelhante ao das telonas.

Ao invés de ver a peça de um único ângulo, como acontece quando alguém vai ao teatro, a edição dos espetáculos usa diferentes cortes e pontos de vista, o que possibilita conferir detalhes. E, claro, voltar e adiantar a cena.

É, então, cinema ou teatro? "É trazer o teatro em um formato inovador que permite as pessoas irem além, a magia do teatro em outra linguagem", responde Erika.

Cennarium. Venda de box nas lojas Livraria Cultura, Livraria da Vila, Livraria Travessa e 2001 Vídeo Locadora. No site oficial, o pacote mensal a partir de junho custa R$ 19,90 e dá acesso a todo o acervo.


Endereço da página:

Links no texto: