Folha de S. Paulo


Ardidos ou aromáticos; conheça casas que servem pratos apimentados

Carnes, saladas e currys para os apreciadores de comida apimentada. Conheça cinco casas que servem receitas que exploram picância ou aromas.

Carlota
A casa de Carla Pernambuco tem nas paredes brancas objetos que ela traz de viagens pelo mundo. As influências cosmopolitas se estendem pela cozinha, batizada de "multicultural" pela chef. No cardápio se sobressaem os pescados, como o robalo grelhado com purê de banana-da-terra e aspargos frescos. Há suflê de goiabada com calda de Catupiry para a sobremesa, a cargo de Carolina Brandão, com quem Carla abriu o Las Chicas.
Informe-se sobre o local

Gamesh
No shopping Morumbi, oferece saborosas receitas indianas em cenário típico. Do forno "tandoor" saem os pães: além do "naan", prove o delicado "paratha" (com farinha integral). Entre os apimentados, o menu apresenta os pratos do sul, mais picantes, e os do norte da Índia, mais aromáticos, como a perna de cabrito com iogurte.
Informe-se sobre o local

Ici Brasserie
É a quarta casa do chef Benny Novak e do empresário Renato Ades -também do Ici Bistrô, do Tappo (tel. 3063-4864) e do 210 Diner (tel. 3661-1219). Aberta no início deste ano, toca rock nas caixas, tem chope exclusivo e cozinha variada, com clássicos franceses, com a qual Novak se consagrou, como o "boeuf bourguignon".
Informe-se sobre o local

Pimenta Fantasma Spicy Bistrô
O chef Pedro Oliveira é um pesquisador de gastronomia, com direito à biblioteca com mais de três mil livros sobre o tema. Em sua casa, aberta no ano passado, ele explora as pimentas, interessado mais nos aromas do que na picância. O resultado aparece em pratos como o ossobuco de cordeiro cozido com especiarias, servido com polenta cremosa e molho "harissa", e o curry tailandês de frutos do mar com "bhut jolokia" - considerada a pimenta-fantasma por ser uma das mais ardidas do mundo - acompanhado de arroz jasmim. Dica: se for em um grupo de pessoas, reserve o mesão redondo do segundo andar.
Informe-se sobre o local

Portal da Coreia
Desde 2009, Regina Hwang serve estandartes da culinária coreana na Liberdade. No interior, cada mesa tem um fogareiro e uma coifa próprios, para que o comensal possa grelhar suas carnes da hora. No estilo "churrasco coreano", prepare você mesmo o contrafilé ("bulgogi"), pancetta ("samgyopsal") ou o pato ("ori-los"). Acompanham arroz e cumbucas com receitas distintas, como saladas, sempre respeitando o equilíbrio de cores. Para encerrar, por enquanto, há apenas sorvetes Melona.
Informe-se sobre o local

Nama Baru
Ique Lopes (o chef) e Talita Vasconcelos reabriram, em abril, a casa em novo endereço, após quatro anos na avenida Pompeia. O foco do casal é a cozinha do sudeste asiático –Tailândia, Laos, Camboja. Se a ideia é não sair desses domínios, o espetinho de cana-de-açúcar com porco pode abrir para a tilápia grelhada no macarrão de arroz com curry vermelho picante, lulas e camarões. Há ainda pratos chineses e indianos, como o curry de cordeiro com especiarias e iogurte.
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: