Folha de S. Paulo


Faap recusa convite para ser mantenedora da praça Vilaboim, em Higienópolis

A Faap declinou um convite feito pelos moradores da vizinhança, para que bancasse a manutenção da praça Vilaboim, em Higienópolis (centro de São Paulo)

A SOS Vilaboim, grupo com 500 membros surgida no Facebook há um mês, tinha pedido o apoio da instituição de ensino que apoaisse um projeto de revitalização para a praça, que fica a um quarteirão do prédio neoclássico da Fundação Armando Alvares Penteado.

"A praça está meio abandonada, com lixo nos canteiros e bancos quebrados. A jardinagem também deixa a desejar. Eles poderiam ter ajudado muito a revitalizar", diz a pesquisadora e fundadora do grupo Malou von Muralt.

"Liguei para eles e disseram que não poderiam [patrocinar a empreitada], pois a Vilaboim fica fora do terreno da Faap", conta a consultora de "glamour" Micaela Marcovici, outra das líderes da trupe.

O grupo também tem em suas fileiras nomes como Mariana Verissimo, filha de Luís Fernando Verissimo, a apresentadora Marina Person, a jornalista Sílvia Poppovic e a designer Marta Meyer.

"A Fundação Armando Alvares Penteado parabeniza a SOS Vilaboim pela iniciativa e se coloca à disposição para colaborar de outra forma, desde que não seja de cunho financeiro. Como fundação, a Faap não pode destinar receitas para projetos em espaços públicos, mas somente para fins educacionais e culturais", diz a instituição em nota.

A derrota vem depois de uma vitória: a SOS Vilaboim já conseguira adiar a derrubada da figueira que toma o centro da praça, e havia sido decretada pela Subprefeitura da Sé. Um agrônomo australiano foi, inclusive, contratado para tentar salvar o pé com tratamentos alternativos. "Ganhamos alguns meses", afirma Micaela.

A sãopaulo apurou que o grupo também pediu apoio ao City Bank, mas ainda não recebeu resposta.


Endereço da página:

Links no texto: