Folha de S. Paulo


Veja cinco casas paulistanas que oferecem comida regional brasileira

Uma sobremesa indígena do Acre, a influência dos japoneses de Okinawa na culinária sul-mato-grossense, doces que são considerados patrimônios históricos. Veja cinco casas que servem comida regional brasileira.

Brasil a Gosto
Os menus regionais, frutos de viagens que Ana Luiza Trajano faz pelo país, são um dos atrativos da casa. O último traduz a experiência da chef na tribo yawanawa, no Acre, e sugere receitas como o pudim de banana-nanica com castanha-do-brasil e biju de tapioca.
Informe-se sobre o local

Colher de Pau
Serve receitas do sertão e do litoral nordestino, como a moqueca de pescada amarela e camarão. Para encerrar, o bolo Souza Leão leva macaxeira na massa e cobertura de coco queimado. De receita centenária, é considerado patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco.
Informe-se sobre o local

Consulado da Bahia
De fachada colorida, ao estilo Pelourinho, o restaurante tem mesas na calçada –disputadas no almoço e no fim de semana. Enquanto escolhe o principal, a dica é pedir uma porção de acarajés e uma das cachaças selecionadas pelo sócio da casa, o baiano Exupério da Silva, o "Zupa".
Informe-se sobre o local

Garimpos do Interior
Acolhedor, lembra casa de avó: tem canteiro de ervas, fogão a lenha e penduricalhos nas paredes. Na cozinha, a capixaba Angelita Gonzaga resgata receitas dos interiores de São Paulo e de Minas Gerais, como os pastéis de angu e a vaca atolada, prato da culinária caipira.
Informe-se sobre o local

Sobaria
Desde 2006, serve especialidades sul-mato-grossenses, como a linguiça bovina de Maracaju e os sobás, macarrão servido com filé-mignon, pernil ou soja. A receita foi introduzida por japoneses de Okinawa, que chegaram ao Estado no início do século passado.
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: