Folha de S. Paulo


Escolha seu balcão de bar preferido em São Paulo

São Paulo tem balcões irresistíveis. Nas andanças da equipe do especial "O Melhor de sãopaulo" Restaurantes & Bares 2013 pela cidade, foram garimpadas cinco opções. Escolha o seu pela vocação.

*

Balcão
O balcão de 25 metros em zigue-zague, que ocupa todo o salão de luz amarelada, não deixa a clientela intimidada. Pelo contrário: o bar está sempre cheio, e a graça está em sentar ao lado de um desconhecido, a maioria do mundo das comunicações e artes. As conversas são irrigadas por chope Braumeister e boas caipirinhas. Para uma boquinha, fique com os caprichados hambúrgueres da casa.
Informe-se sobre o local

Boca de Ouro
"Cerveja, torresmo & sinuca" é o lema do bar, aberto em janeiro. Sim, a carta tem cerca de 20 rótulos de cerveja, os torresminhos são um dos petiscos do menu e uma mesa de bilhar ocupa o piso superior do sobrado. Os assentos ficam quase todos no térreo: um balcão com 16 banquetas e apenas uma mesa (aquelas altas de bistrô). Enxuto, o cardápio traz o Ovo no Purgatório (ao forno com parmesão e molho de tomate).
Informe-se sobre o local

Izakaya Issa
Introduziu ao paulistano o termo "izakaya" (tipo de boteco japonês). Em espaço com cara de restaurante da Liberdade, dona Margarida Haraguchi prepara os petiscos na frente dos clientes, que se sentam em um dos 12 lugares do balcão. Há, ainda, três mesas com tatame e uma sala reservada. Depois das entradinhas do dia (pode ser raiz de bardana ou berinjela no molho de shoyu e saquê, entre outras), fique com os bolinhos de polvo ou com o arroz enrolado em carne de porco. Além de cerveja em garrafa (Original), há boa oferta de saquê e shochus (destilados).
Informe-se sobre o local

MyNY Bar
Com algumas mesas separadas por divisórias e luz baixa, o salão ganha um tom reservado. Mas o melhor lugar para ficar é o balcão, em frente ao barman Spencer Jr. e sua afinada equipe, que prepara coquetéis clássicos e criações, todas com ingredientes de qualidade –com preços que condizem com eles. Entre as novas criações, está o Ode to Friends (vodca, soda fermentada artesanal de melancia, suco de limão-taiti e espuma de gengibre com especiarias).
Informe-se sobre o local

Suíte Savalas
Cartazes de filmes B adornam as paredes do bar, forradas de papel de parede geométrico, evocando os anos 1970. A luz calculada dá o tom aconchegante, e o som alto prioriza soul, rock e blues –bandas também dão as caras ao vivo, esporadicamente. Seja sentado ou em pé, o público moderno beberica um dos 28 drinques da carta, como o Cucumber (gim, pepino, soda, limoncello e capim-limão) e a margarita de manga e pimenta-dedo-de-moça. Para comer, vá de croquetes de abóbora com queijo azul.
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: