Folha de S. Paulo


Morre Nello de Rossi, ex-ator e dono de cantina em Pinheiros

Nascido em Roma, Nello Roberto de Rossi adotou o bairro de Pinheiros, em São Paulo, em 1974. Foi naquele ano que abriu a cantina italiana que leva seu nome em um sobrado no bairro.

Nello morreu na manhã desta quarta-feira (26) em São Paulo, de causas naturais, aos 91 anos. Além da mulher Rina, com quem era casado há 60 anos, deixa quatro filhos.

Rogerio Canella/Folhapress
O italiano Nello de Rossi, no salão do restaurante que leva seu nome em Pinheiros
O italiano Nello de Rossi, no salão do restaurante que leva seu nome em Pinheiros

Até pouco antes do falecimento era possível encontrá-lo no salão conversando com os clientes ou sentado em uma mesa, por vezes bebendo uma taça de vinho.

A família seguirá no comando da casa, que continua no mesmo endereço da fundação, na rua Antônio Bicudo. Há ainda uma segunda unidade, na Vila Leopoldina.

CINEMA E GASTRONOMIA

As paredes recheadas de posteres e fotos de filmes italianos mostram a outra paixão de Nello, o cinema. Ele começou a atuar aos 14 anos em seu país natal. Chegou a trabalhar com os diretores Roberto Rosselini e Victorio de Sica.

Depois de se mudar para Nova York para tentar a carreira artística, chegou ao Brasil em 1973 após a morte de seu irmão Antonio, que desde os anos 1950 era dono do Trastevere em São Paulo.

No ano seguinte, Nello inaugurou seu restaurante, com a mulher à frente da cozinha. A estrela do menu sempre foi a culinária italiana, com massas, risotos, carnes e pizzas.

Entre as especialidades estavam o filé a parmigiana, o nhoque Rina (com ricota de búfala e espinafre), o escalope "al limone" e o tiramisù.

Os pratos a preços acessíveis e o clima informal fizeram o sucesso da casa. Logo na entrada do salão um painel mostrava as personalidades que frequentaram o local. Lá estavam políticos, artistas e jogadores.

Além do restaurante, Nello voltou a se aventurar como ator em comerciais, como no das camisas US Top, no qual soltava o bordão "bonita camisa, Fernandinho".

Como produtor participou dos filmes "Festa", do diretor Ugo Giorgetti, e "Cassiopeia", primeira animação digital feita no Brasil.

O enterro será no Cemitério São Paulo, também em Pinheiros, nesta quinta-feira (27).

Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: