Folha de S. Paulo


Especial indica bares com boas cozinhas; veja roteiro

Há bares que, pela excelência da cozinha, não ficam a dever para bons restaurantes. Um bom exemplo é o Bar da Dona Onça, que na votação do especial "O Melhor de sãopaulo" Restaurantes & Bares 2013 levou votos do júri tanto como bar quanto como restaurante.

Confira abaixo uma seleção de bares onde a cozinha é tratada com um carinho a mais.

*

Adega Santiago
Instalado em uma esquina tranquila, o bar-restaurante é adorado por um público adulto e endinheirado. As receitas do cardápio passeiam por Espanha e Portugal. Um chope ou uma taça de vinho (há 150 rótulos) são boas companhias para os croquetes de pato. Finalizados no forno a lenha, o bacalhau é coberto por broa de milho, e o polvo, guarnecido de cebola, limão-siciliano e batatas ao murro. Em 2012, abriu uma filial no shopping Cidade Jardim.
Informe-se sobre o local

Bar da Dona Onça
Montado sob as curvas do Copan, o bar-restaurante de Janaina Rueda aposta nas comidinhas de mãe, a exemplo da macarronada com frango (fettuccine no molho da própria ave). Se preferir um petisco, fique com as minirrabadas de panela de pressão. As cartas de vinhos e de cervejas não deixam a desejar –mas mire a ótima caipirinha de tangerina e maracujá feita com a Cachaça da Laje, de São José do Rio Pardo (SP).
Informe-se sobre o local

Bar do Biu
Este boteco pé-sujo tem balcão na frente e dois salões nos fundos, com fotos e camisas do Corinthians na decoração. O atrativo é a cozinha da mulher de Biu, "dona" Edi, que faz pratos nordestinos. O baião de dois mistura arroz, feijão-de-corda, carne-seca desfiada, linguiça, bacon e queijo de coalho. Acompanha batata-doce, abóbora e carne de sol. Outra atração é a feijoada, servida todos os dias. Para beber, vá de cervejas em garrafa.
Informe-se sobre o local

Bottagallo
A casa é resultado da parceria da Cia. Tradicional de Comércio (responsável por Astor, Bráz etc.) com os proprietários da Adega Santiago (pág. 220). Todo amadeirado, o bar oferece pratos italianos em tamanho de petisco a preços nem tão de petiscos assim. Prove o nhoque dourado coberto de ricota, tomate e rúcula. Para beber, há 70 rótulos de vinho, chope e drinques.
Informe-se sobre o local

Dgé
O chef e empresário Rogério Maldonado (cujo apelido é Dgé) abriu, em outubro de 2012, esse misto de bar e restaurante, que tem uma gostosa varanda. Cerca de 30 rótulos de cerveja escoltam receitas como a rabada desfiada servida em uma panelinha com banana-da-terra.
Informe-se sobre o local

Espírito Santo
Trintões adoram o agradável bar-restaurante de espírito português. Sem negar a proposta, o hit da casa é o bolinho de bacalhau. O pescado entra ainda em pratos, como a versão do chef: lombo de bacalhau ao forno acompanhado de cebola e batatas ao murro. Peça também as sardinhas portuguesas para escoltar o chope Brahma, de colarinho alto. A casa serve 130 opções de vinho.
Informe-se sobre o local

FishBar & Gastronomia
O bar-restaurante, que prioriza as receitas espanholas, ostenta um menu repleto de frutos do mar. O chef chileno Cristóbal Carrión prepara receitas como a salada de lagosta com maçã verde e o carpaccio de camarão marinado em limão-siciliano com alcaparras. Para bebericar, vá de espumante.
Informe-se sobre o local

Mozza
O bar recém-aberto pelo grupo Egeu, (que comanda o Girarrosto (pág. 64) ocupa o espaço do finado restaurante Alma María. Mozza vem de mozarela, queijo presente em diversos petiscos do menu assinado pelos chefs Paulo Barros e Salvatore Loi, caso dos calzone e das pizzetas. Criada pelo barman Rafael Pizanti, a carta de coquetéis traz receitas como o Zafferano Tonici (gim com açafrão, tônica e bitter de laranja).
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: