Folha de S. Paulo


Veja quais são as maiores cartas de cervejas de SP

O bar Frangó, na zona norte de São Paulo, conquistou o pódio na categoria Melhor Carta de Cervejas do especial "O Melhor de sãopaulo" Restaurantes & Bares de 2013.

A casa integra o time de bares que apostam em rótulos especiais de geladas de diferentes partes do mundo. Confira abaixo uma lista com as maiores e mais variadas cartas de cerveja da cidade.

*

Empório Alto dos Pinheiros - 650 rótulos de 25 países
Suas prateleiras e geladeiras estão estufadas de garrafas de cerveja. São 650 rótulos ao todo, de diferentes nacionalidades e também brasileiras, caso da Wäls EAP, uma larger feita especialmente para a casa. O local já abrigou rotisseria e empório, mas a vocação de bar prevaleceu. O balcão, com 28 torneiras de chope, expede opções como o belga Delirium Tremens (uma strong ale). Para acompanhar, o cardápio traz porções, sanduíches e pratos.
Informe-se sobre o local

Frangó - 400 rótulos de 22 países
Uma pracinha com jeitão de interior abriga este casarão de ares rústicos, referência cervejeira na cidade. Nele, é possível beber mais de 400 rótulos da bebida do mundo todo, listadas em uma didática carta de 28 páginas. Entre as recentes inclusões, está a Duvel Tripel Hop, da Bélgica. Ficou na dúvida? Peça uma das degustações propostas. Não deixe de petiscar a famosíssima coxinha de frango com Catupiry. Também não faz feio o frango grelhado acompanhado de polenta frita, farofa e salada.
Informe-se sobre o local

Coisa Boa - 200 rótulos de 13 países
Espalhadas por uma gôndola refrigerada de seis metros de comprimento, cerca de 200 rótulos de cervejas artesanais de diversos países estão ali à disposição –o cliente fica à vontade para se levantar e escolher sua bebida. Se pintar uma dúvida, é só pedir uma dica ao garçom, que pode indicar a americana Rogue Brutal Ipa, uma india pale ale. Na hora de harmonizar, peça as batatas assadas recheadas de costela.
Informe-se sobre o local

Aconchego Carioca - 200 rótulos de 16 países
Filial do bar da zona norte carioca, a casa chegou a São Paulo em outubro de 2012. Parte do sucesso se deve às dez receitas de bolinho da proprietária, Kátia Barbosa, como o de feijoada e o de virado à paulista (massa de feijão-carioca com bisteca, couve e ovo). O sócio dela na capital é Edu Passarelli, expert em cervejas, que montou uma carta da bebida com cerca de 200 rótulos.
Informe-se sobre o local

Cerveja Gourmet - 200 rótulos de 10 países
O bar especializado em cervejas tem mais de 200 rótulos nas estantes. As opções nacionais são o destaque, a exemplo da gaúcha Mondi Bier Coffe Notes (600 ml). Para acompanhar, há comes clássicos, como hambúrguer e coxinhas. O ambiente é rústico e aconchegante –como ponto positivo, tem a bancada voltada para a rua.
Informe-se sobre o local

Bar do Magrão - 150 rótulos de 28 países
A pinta do bar é de pub: escurinho, com paredes de madeira e som de rock clássico. A sobriedade é quebrada pelas tralhas que decoram o salão: é possível distinguir guitarras e relógios na bagunça. O simpático Luiz Antonio Sampaio, o Magrão, ajuda a clientela a escolher um entre os 150 rótulos de cerveja, caso da belga Kasteel Rouge, de sabor frutado. Forre o estômago com o escondidinho de bacalhau. Se preferir, a Cantina do Magrão, logo ao lado, manda pratos para o bar.
Informe-se sobre o local

Leão da Terra - 150 rótulos de 13 países
A avenida Engenheiro Caetano Álvares ganhou seu primeiro bar dedicado às cervejas especiais. São cerca de 150 rótulos na carta, caso das nacionais Saison de Caipira, feita com cana-de-açúcar, e Coruja Viva, com embalagem que lembra um vidro de éter. O menu de comidinhas foi elaborado pelo australiano Greigor Caisley, do Twelve Bistrô, que traz opções como as coxinhas de ossobuco. De quinta a sábado, há pop rock ao vivo.
Informe-se sobre o local

Melograno - 120 rótulos de 17 países
Com a saída do sócio Edu Passarelli, há um ano e meio, a carta de cervejas foi reformulada pelos mestres-cervejeiros Cilene Saorin e Randy Mosher. Didático, o menu divide os 120 rótulos da bebidas por estilo. Lançada para comemorar os quatro anos do bar, a edição Colorado Quattro é uma imperial stout maturada com carvalho. Permanece no cardápio a cebola recheada com quatro queijos e assada no forno a lenha.
Informe-se sobre o local

Titus - 100 rótulos de 14 países
Em uma área na qual imperam os pés-sujos, o bar se destaca por seu ajeitado e pequeno salão e por sua carta de cervejas especiais. Uma das vedetes da casa, que tem cerca de cem rótulos de geladas, é o chope Britannica, produzido em Valinhos, interior de São Paulo –a versão india pale ale é amarguinha e encorpada. Para acompanhar, o hambúrguer Titus vem com 160 g de fraldinha, queijo gorgonzola, alface e batatas fritas.
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: