Folha de S. Paulo


Aumenta número de roubos e furtos a pedestres na av. Paulista

Mais pedestres estão sendo vítimas de crimes na avenida Paulista, uma das principais vias de São Paulo. Segundo dados da Polícia Civil obtidos pela sãopaulo, entre janeiro a abril deste ano, houve 95 furtos e 90 roubos na via. Ambos superiores ao verificado tanto no ano passado como em 2011.

Roubos apresentaram o maior crescimento. Houve aumento de 30% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram registrados 69 casos, e de 41% em comparação a 2011 (64 assaltos).

Os furtos, por sua vez, diminuíram de 85 para 75, de 2011 para 2012, igualmente no período de janeiro a abril. Mas voltaram a crescer neste ano. Subiram 27%.

Olga Lysloff/Folhapress
Celular é um dos principais alvos dos criminosos na avenida Paulista
Celular é um dos principais alvos dos criminosos na avenida Paulista

O celular costuma ser o principal alvo dos criminosos. Em 77% dos roubos neste ano, o aparelho foi levado das vítimas. Nos furtos, essa taxa atinge 45% dos casos.

Para especialistas, os números de furtos e roubos na avenida não podem ser considerados expressivos, em razão do alto fluxo de pessoas na via. "O que preocupa é o aumento, sem dúvidas nenhuma", afirma o vereador Álvaro Camilo (PSD), ex-comandante da Polícia Militar paulista.

"Em todo local de muita movimentação há os oportunistas, que pegam um cara distraído", diz José Vicente da Silva Filho, coronel da reserva da PM e ex-secretário Nacional de Segurança Pública. "Hoje, o celular acabou virando a joia mais disponível para o criminoso. Um smartphone vale mais que um relógio."

"Sempre que há um crescimento nesse porcentual não é bom", acrescenta Antonio Carlos Franchini Ribeiro, presidente da associação Paulista Viva. "Um furto a mais ou um roubo a mais para quem foi vítima é sempre de alto impacto emocional, além de patrimonial."

Procurada pela reportagem no último dia 17, a Polícia Militar não se manifestou sobre o aumento de roubos e furtos na avenida.


Endereço da página:

Links no texto: