Folha de S. Paulo


Especial lista bares com boas áreas ao ar livre para os fumantes

Com boas área abertas, bares como o Alto da Harmonia e o Clube Flamingo são boas pedidas para bebericar, petiscar, bater papo e fumar –tudo ao mesmo tempo.

Confira sete opções de casas selecionadas pelo especial "O Melhor de sãopaulo" Restaurantes & Bares onde a clientela pode pegar um ar fresco.

*

Alto da Harmonia
Aberto em outubro passado em uma ladeira da Vila Madalena, o bar de três pisos ocupa um antigo sobrado. O espaço mais bacana é a cobertura ao ar livre, de 180 m², com vista para o bairro –tem até uma luneta para os mais "voyeurs". Destaque para o chope da casa, produzido pela cervejaria paulista Karavelle. Petiscos como os bolinhos de bacalhau e a tapioca recheada de carne-seca dividem espaço com risotos e massas.
Informe-se sobre o local

Bar da Dida
A maioria das mesas (de plástico) fica no estacionamento de um salão de beleza ao lado do minúsculo salão. A área é iluminada apenas por velas e pelos postes da rua. Esse estilo improvisado não afasta o público –amontoam-se no espaço gays e héteros descolados para beber cervejas em garrafa e caipirinhas servidas em copo alto, caso da de uva niágara e gengibre. Prove o tostex de berinjela e "sardella" na "ciabatta".
Informe-se sobre o local

Casa de Maria Madalena
Tem um salão com tijolos à vista e uma área externa iluminada por postes de luz. "Pet friendly", o bar homenageia a cadela do dono, Daniel Lara Espíndola, proprietário também da balada Zé Presidente. Para escoltar as cervejas, a casa propõe um menu de "tapas" com toques nacionais, como o enroladinho de massa de tapioca, shimeji, rúcula e queijo do Ceará.
Informe-se sobre o local

Clube Flamingo
Ao som de "indie" rock, turmas de modernos e gays (rapazes e garotas) fazem o "esquenta" bebendo os mais de 40 rótulos de cervejas. É necessário subir um lance de escadas para chegar no bar de dois pisos, divididos em pequenas salas, com sofás e pufes. Nas mesas da laje, de onde se observam os prédios da Paulista, é possível fumar. Se a fome bater, o hambúrguer de fraldinha em crosta de pimenta-do-reino vem no pão com queijo prato, cebola roxa grelhada, picles e molho de mostarda e mel.
Informe-se sobre o local

La Madrileña
Um sobrado de Pinheiros serve de sede para esse "wine-bar" informal. Em março, o piso superior e a adega ganharam mesas, duplicando a capacidade da casa. Mas o espaço predileto dos casais, maiores frequentadores do local, ainda é o jardim. Ali, é possível beber um dos 43 rótulos de vinho –a maioria abaixo dos R$ 100. Rotativo, o menu de comes pode trazer "tapas", como os croquetes de frango e queijo azul.
Informe-se sobre o local

Pé de Manga
Com um enorme quintal, onde há três mangueiras, muito verde e um lago artificial, o local é perfeito para as noites quentes. O menu também remete à temática tropical, com miniacarajés e caipirinhas de frutas da estação.

Informe-se sobre o local

The View
Piano, violão e voz se alternam nas noites do bar, a 30 andares do solo. O salão envidraçado tem vista para a região da avenida Paulista, e a área externa (onde é permitido fumar), para a zona sul. Casais frequentam a casa para beber um vinho ou um "kir royal", mas empresários também costumam aparecer para fechar negócios.
Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: