Folha de S. Paulo


Manifestantes incentivam lençóis brancos nas janelas para quem não for à passeata

A manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo, que ocorre nesta segunda-feira (17), gerou a criação de diversos eventos nas redes sociais. Dois deles remetem ao uso de branco durante o dia.

Em evento do Facebook, com mais de 180 mil confirmados, a ideia é "vestir" a janela de branco. Os organizadores pedem para que as pessoas coloquem lençóis ou toalhas em janelas de prédios e casas, mostrando o apoio à manifestação. No Twitter, a hashtag #VemPraJanela mostra imagens de apoiadores.

O evento que incentiva o uso de roupas brancas, em que mais de 250 mil pessoas confirmaram presença, explica na descrição, em seis idiomas diferentes, que a atitude não é apenas por causa do aumento da passagem.

"É contra a violência e é nossa resposta de paz, é o nosso silêncio de indignação, é o nosso pedido de atenção e clareza nas políticas, é o nosso não contra a corrupção, é a nossa vontade de mudar alguma coisa no país."

WI-FI LIVRE

Usuários do Facebook também estão compartilhando um pedido incomum: Wi-Fi sem senha. A ideia é que aqueles que morem na região por onde a manifestação passar libere o acesso, para facilitar a comunicação.

"Você que mora na região próxima ao local da manifestação (ou por onde ela passará), deixe sua wi-fi sem senha para que todos possam compartilhar o que estará acontecendo. Isso facilita a comunicação e ajuda as pessoas a se organizarem."


Endereço da página:

Links no texto: