Folha de S. Paulo


Mostras apresentam novidades decorativas verdes para casas e apartamentos

Reunindo dezenas de arquitetos, designers e paisagistas, a Casa Cor e a Mostra Black mostram novas tendências e tecnologias que estão chegando no mercado --e em breve, provavelmente, em algumas casas.

Na paleta de cores, o cinza parece ter ganhado participação em praticamente todos os ambientes. Seja em detalhes como tapetes e adornos, seja em partes marcantes da decoração, como pisos, paredes, móveis e revestimentos. A versatilidade da cor serviu tanto para cômodos que tinham variações do tom, com pegada "clean", quanto em propostas mais coloridas, servindo como uma base para que as outras cores pudessem ser usadas.

Uma boa notícia é a vontade de rever as fórmulas de decoração. Para a equipe da Suíte Arquitetos --Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon--, os layouts estão mais orgânicos e menos óbvios.

Victor Moriyama/Folhapress

Os ambientes se relacionam de forma mais fluida, sem se prender ao tradicional conjunto: sofá + poltrona + mesa de centro.

Traduzindo: a decoração montada para melhor atender os moradores e a utilização do espaço.

Eles também destacam o uso de materiais inusitados para funções menos óbvias --como franjas de seda em forma de cortinas e cobre polido, material nobre, como acabamento de metais para banheiros.

A arquiteta Christina Hamoui, que participa da Mostra Black com a biblioteca do colecionador de arte, nota que os profissionais aplicaram em seus espaços uma marcenaria mais "clean".

"A maioria não usou rodapé como, Roberto Migotto e João Armentano. Eu também não usei, optei pelo acabamento em inox dourado."

A presença de muito papel de parede também é perceptível, tanto nas paredes como nos tetos. "A textura mais pesada, mais quente, como veludo, couro e peles, também me chamou muita atenção."

-

MADEIRA PARA DOBRAR

O designer francês Antoine Tesquier Tedeschi desenvolveu uma técnica para cortar e dobrar tábuas de uma madeira europeia chamada bétula --assim, ela fica flexível como um pedaço de plástico. Daí resultou a linha de objetos decorativos WoodFlex, com relógio, porta-lápis e cabide para casaco. Os produtos, que custam de R$ 99 a R$ 499, já estão à venda no Brasil. Informações: brasil@hu2.com.

-

MUSGO MULTICOR

No projeto de lounge com banheiro unissex da Casa Cor, as arquitetas Mariana Noronha e Samra Akad dividiram o ambiente com um jardim vertical composto por musgos importados da Itália, com 12 opções de cores. São 100% naturais, não precisam de manutenção e duram aproximadamente cinco anos. À venda no Studio MC (2387-6795).

-

VERDE EM CASA

Para quem gosta de plantas, mas não tem muito espaço em casa, os jardins verticais caem bem. E se o medo é de furar parede, molhar o chão ou martelar paredes em um espaço alugado, o paisagista Marcelo Bellotto sugere um jardim itinerante. Nele, um móvel batizado de "Espiral" foi idealizado para colecionar plantas em espaços reduzidos --como temperos, orquídeas e cactos. Bellotto pôs rodinhas na estrutura, para que ela possa ser levada para os cantos com melhor iluminação.

Casa Cor
Período 28 de maio a 21 de julho
Local Jockey Club, av. Lineu de Paula Machado, 1.173
Horário de Funcionamento
Terça a sábado, das 12h às 21h30
Domingos e feriados, das 12h às 20h

Mostra Black
Período 28 de maio a 9 de julho
Local av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 2.041
Horário de funcionamento 12h às 23h


Endereço da página:

Links no texto: