Folha de S. Paulo


"Acho que ele teve uma epifania", diz Lígia Cortez sobre diretor de peça de amor

Estreia no próximo sábado (25) o drama "A Dama do Mar", dirigido pelo norte-americano Robert "Bob" Wilson. No elenco estão Bete Coelho, Hélio Cícero, Lígia Cortez, Luis Damasceno e Ondina Clais Castilho.

Lenise Pinheiro/Folhapress
- Espetáculo teatral
O diretor norte-americano Bob Wilson dirige Lígia Cortez (foto) e elenco na peça "A Dama do Mar", que conta a história de uma mulher dividida entre a segurança de um casamento e a aventura

O texto de Susan Sontag (1933-2004) foi escrito a partir da peça homônima do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). A história fala de Élida, jovem que se casa com um médico viúvo e mais velho, que tem duas filhas.

Pressionada pela rotina, Élida alimenta a paixão por uma aventura. Ondina Clais Castilho e Lígia Cortez se revezam como a protagonista e uma de suas enteadas. "[O diretor] quis explorar as diferentes personalidades do elenco. Acho que ele teve uma epifania no momento e decidiu revezar as atrizes", diz Lígia.

Ondina e ela têm trajetórias e experiências muito diferentes dentro da dramaturgia, garante, e não economiza elogios para o diretor: "Ele é de uma precisão, de uma delicadeza que respeita muito o ator: é muito vivo e instigante, dirige tudo junto, a luz, o som, os atores, a mudança de cenário; ele vê o todo".

Sobre o dilema vivido pela protagonista, Lígia pondera: "As questões dela [na peça de Ibsen que é do século 19] são praticamente as mesmas de hoje. Ela pode escolher, mas as dúvidas são as mesmas. O desejo, o risco de uma vida nova, a segurança são questões não só da mulher, mas do ser humano que, no momento de uma decisão, se pergunta se cometeu um erro".

Sesc Pinheiros. R. Paes Leme, 195, Pinheiros, região oeste. Tel. 0/xx/11 3095-9400. 700 lugares. Sex.: 21h. Sáb.: 20h. Dom.: 18h. 90 min. Livre. Estreia em 25/5. Até 7/7. Ingr.: R$ 10 a R$ 40. Ingressos esgotados p/ o dia 25.


Endereço da página:

Links no texto: