Folha de S. Paulo


Ex-frentista vai disputar campeonato mundial de café na França

Aos 21 anos, Hugo Silva se prepara para representar o Brasil na disputa do Coffee in Good Spirits, equivalente ao campeonato mundial de baristas (profissional que faz bebidas com café), que acontece em Nice, na França, em junho.

Divulgação
Hugo Silva, barista do Octavio Café, durante disputa do campeonato nacional da categoria
Hugo Silva, barista do Octavio Café, durante disputa do campeonato nacional da categoria

A vaga foi conquistada com a vitória na etapa brasileira do campeonato, quando apresentou o drinque Envolvente. "É um trabalho coletivo", diz Silva sobre o coquetel que leva sorvete, uísque, limão e manga, além do café.

Estreante em campeonatos, ele é barista há apenas dois anos, depois que um amigo lhe chamou para trabalhar no Octávio Café, onde permanece. Antes trabalhava em postos de gasolina. "Eu quase não bebia café, só agora que aprendi a beber"

ABAIXO, ENTREVISTA COM HUGO SILVA, BARISTA DO OCTÁVIO CAFÉ:

sãopaulo - Como você virou barista?
Hugo Silva - Um amigo me indicou aqui para o Octávio café. Eu nunca tinha trabalhado com isso, antes trabalhava em um posto de gasolina. E quase não bebia café. Minha formação foi na prática, muito com o Luiz Gomes [chefe de bar do Octávio]. Agora aprendi a beber mais café, meu consumo aumentou..

E a ideia de fazer drinques com café, como aconteceu?
É uma das coisas que mais gosto de fazer, me agrada muito fazer drinques que levam bebida alcoólica, misturada com café. A inspiração vem da união da equipe, uma pessoa só não consegue criar sozinho. É um trabalho coletivo, vão surgindo ideias, às vezes um drinque nasce de uma brincadeira.

E o Envolvente, foi feito assim também?
Sim, teve a participação de toda a equipe, um me ajudou nisso, outro naquilo. Mas no geral quem me ajudou mais foi o Luiz e o Tiago [baristas da casa]. Eu estava pensando em manga, o Luiz tava pensando em limão e o Tiago em sorvete. A gente juntou tudo isso e saiu um resultado bem legal. Não estava pensando em levar para o campeonato, mas me agradou, então resolvi levar.

Ele já está à venda?
Não, vai entrar no próximo cardápio, que deve ser no mês que vem. Já temos um do Luiz, o Favorito, que foi o campeão em 2012 e sai muito. O Envolvente agora vai chegar para fazer companhia.

E para o campeonato mundial, já preparou o drinque?
Sim, vou apresentar dois drinques. Um é um drinque gelado com uma vodca aromatizada que eu criei, a base de pera. Vou usar também sorvete de melão e de pera, pimenta e um café expresso gelado. Já o quente vou usar espuma de sorvete de pistache, um vinho de uvas tardias, que é um vinho mais encorpado e mais doce, e o café em uma infusão com licor. Vou usar também uma cerveja belga de cereja, para dar um complexidade.

Informe-se sobre o local


Endereço da página:

Links no texto: