Folha de S. Paulo


Para homenagear São Paulo, fotógrafa retrata heróis em cenários paulistanos

O Homem de Ferro em plena Ponte Estaiada, o Aranha na Estação da Luz, o Hulk no Copan. Em "Heróis Urbanos", em cartaz a partir de 15 de maio, no Espaço Cultural Rio Branco (centro de São Paulo), os personagens de histórias em quadrinhos ganham as ruas da cidade.

As fotos, produzidas pela fotógrafa Kátia Arantes, são uma homenagem a São Paulo e aos moradores da metrópole, "que enfrentam diariamente as adversidades de uma grande cidade".

A exposição, que já esteve em cartaz no final do ano passado, no Centro Cultural São Paulo, volta com algumas mudanças: ganhou 8 novas imagens (agora são 26 no total) e todas as fotos são mega-ampliações que trazem, embaixo, descrições minuciosas da relação da fotógrafa com a arquitetura paulistana.

Apesar de aparentarem tamanho real, os "heróis" são bonecos em miniatura --a altura máxima deles é de 40 cm. Com a ajuda de uma lente grande-angular, um bom posicionamento e luz, eles ganham o efeito de realidade. Para conseguir o resultado final desejado, a fotógrafa levou dois anos e meio, passados vagando ruas e estudando locações durante finais de semana e feriados.

A seleção dos locais que serviram como cenário para cada herói não foi feita de maneira aleatória. Assim que Kátia tinha em mãos os bonecos --uma parceria com uma loja do ramo--, pesquisava sobre o personagem e tentava fazer relações com os poderes e a cidade.

"Eu estudava alguma coisa da história da arquitetura e a composição do personagem, superpoderes, origem, até a aparência eu levava em consideração. O Homem-Aranha, por exemplo, tem a característica de lançar as teias, que é uma forma de locomoção rápida. Então pensei na Estação da Luz, com trem e metrô, quase como uma teia", explica. O Motoqueiro-Fantasma, por sua vez, posa no Minhocão à noite, como em uma versão brasileira das "freeway" sem semáforo. E o grande Hulk aparece em frente ao também superlativo Edifício Copan.

Nascida em Lorena, mas moradora de São Paulo há 25 anos (o mesmo período em que começou a fotografar), Kátia conta ter sentido a necessidade de ver grandes heróis em território paulistano, e não só em metrópoles como Nova York. Ela, uma amante da cidade, espera que as fotos despertem os "superpoderes" reais dos visitantes. "Todos nós podemos ser super-heróis todos os dias. Já somos só por vivermos em uma metrópole. Ser solidário, amigo, é ser herói."

Outra novidade aguarda o visitante no fim da exposição: após a sequência de heróis, um vilão figura no cenário paulistano. A "surpresa" tem relação no próximo projeto da fotógrafa, já iniciado, que aborda um lado menos nobre dos personagens célebres --afinal de contas, o mocinho só existe para perseguir um bandido.

Heróis Urbanos. Espaço Cultural Porto Seguro. Avenida Rio Branco, 1.489, Campos Elísios, centro, São Paulo, SP. De 15/5 a 28/7. Ter. a sex.: das 10 às 19; sáb. e dom.: das 10 às 17h. GRÁTIS


Endereço da página:

Links no texto: